Internacional Titulo
Expectativa de vida no Afeganistão é de 40 anos
Por Das Agências
09/10/2001 | 02:28
Compartilhar notícia


Depois de 22 anos de guerra civil, o Afeganistão é um dos países com piores indicadores sociais: 70% de sua população têm desnutrição, 65% são analfabetos e a expectativa de vida chega apenas a 40 anos, segundo estatísticas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

"Em muitos setores, o Afeganistão é o país com piores indicadores sociais do mundo", somente comparável aos países mais pobres da África subsahariana, afirmou Sakiko Fukuda-Parr, diretor do Departamento de Informes Mundiais sobre Desenvolvimento Humano do PNUD.

Dos 26 milhões de afegãos, somente 13% têm acesso à água potável, informa o PNUD.

De 187 países pesquisados, apenas sete têm expectativa de vida mais baixa que o Afeganistão - entre os quais Serra Leoa e Zâmbia, arrasados pela guerra e a AIDS - e somente três têm taxas de mortalidade infantil superiores.

O país tém ainda uma das taxas de escolaridade mais baixas, com menos de um terço das crianças na escola, e é o único país do mundo que proíbe as meninas de frequentarem a escola.

Por causa da falta de informação sobre a renda per capita, o Afeganistão não figura, desde 1996, data em que o Talibã tomou o poder em Kabul, na tabela anual do PNUD sobre desenvolvimento humano.

Nessa data, o Afeganisão estava em 169º lugar entre os 174 países listados na tabela que leva em conta a saúde, a educação e a renda per capita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;