Setecidades Titulo São Bernardo
Meta é regularizar 1.000 casas
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
30/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernado projeta, para este ano, a regularização de 1.000 moradias que foram construídas na cidade de maneira ilegal, segundo o chefe do Executivo, Orlando Morando (PSDB). “Criamos um programa chamado A Casa é Minha, de regularização fundiária em áreas públicas ou até privadas que dependem de apoio da Prefeitura. Nesses cinco meses, conseguimos documentar 202 imóveis, sendo 102 na Vila dos Poetas e 102 no Jardim Colina”, falou o prefeito.

“Isso é uma ação importantíssima, pois é o princípio de cidadania e que pode resultar em um bom retorno, já que o morador tem a possibilidade de buscar financiamento para reformar o imóvel, fazer a transferência e deixá-lo como herança para um filho, além da tranquilidade de saber que aquilo é dele”, acrescentou.

Neste fim de semana, nova leva de regularizações foi realizada no município, mais especificamente no Jardim Colina. Tranquilidade é mesmo o que sente dona Eva Cardoso Gouveia, 63 anos. No sábado, ela foi uma das contempladas com a escritura de seu apartamento, onde vive sozinha. O conjunto habitacional foi entregue em dezembro de 2013, destinado a famílias que conviveram por décadas com as enchentes que ocorriam na área. Mas faltava a entrega das escrituras, ação efetivada no fim de semana.

Mais do que incontáveis móveis perdidos naquelas ocasiões, dona Eva quase perdeu a vida certa vez. “Engoli água da enchente. E estava morrendo afogada e um senhor me resgatou. Agora, estou no que é meu, graças a Deus, é uma realização. Estou no céu”, falou ela, cuja felicidade fica evidente no largo sorriso que esboça ao falar.

A síndica do Bloco 3 do Condomínio Pedras Preciosas, Zilma do Carmo, 49, morou em situação irregular por três décadas. Quando as casas tiveram de ser demolidas para dar lugar a moradias regularizadas, ela não acreditou que estava perdendo tudo o que havia construído. “Não esperava que isso fosse acontecer um dia”, lembra ela, completando que, agora, o sentimento é de sossego por ter novamente uma casa para chamar de sua.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;