Economia Titulo
INSS incentiva empregados a fiscalizar patrões na web
Por Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
20/12/2007 | 08:23
Compartilhar notícia


A maioria dos trabalhadores não sabe, mas é possível fiscalizar mês a mês se o empregador está recolhendo em dia as contribuições previdenciárias que são da responsabilidade dele. Basta retirar uma senha num posto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e fazer o acompanhamento pela internet.

De posse da senha, o trabalhador tem de acessar o site www.previdencia.gov.br para fiscalizar a empresa e saber se ela está ou não recolhendo as contribuições corretamente.

A senha permite uma verificação individual, ou seja, o trabalhador só terá acesso a informações que lhe dizem respeito.

“É muito importante acompanhar porque o recolhimento consta no banco de dados da Previdência. Na hora de se aposentar, o cálculo é feito pelo sistema, automaticamente, e o valor do benefício pode ficar menor por conta das contribuições não lançadas”, explica a advogada Previdenciária Elisabeth Pires Bueno Sudatti.

Denúncia - Mas como agir se ficar constatado que a empresa sonega as contribuições previdenciárias? Nesse caso, o trabalhador deve fazer uma denúncia na Receita Federal do Brasil órgão responsável pela arrecadação da Previdência.Para isso, ele pode entrar no site www.receita.fazenda.gov.br, clicar no link denúncia/ouvidoria e fazer a denúncia anonimamente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;