Memória Titulo
E a cidade não preservou este coreto...
Ademir Medici
24/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Ontem, a procissão em torno da velha matriz; hoje, o antigo coreto do largo em frente à igreja. Voltamos a São Bernardo do final dos anos 30, graças ao quase milagre do álbum de recordações preservado. E assim, com a ajuda desse trio do logotipo que o Agostinho Fratini bolou, seguimos com a Jornada São Bernardo.

O cenário da foto mudou, mas a geografia é a mesma. Estamos numa colina do Vale do Ribeirão dos Meninos, que já se chamou Rio dos Couros. O Largo da Matriz era tão simples quanto à Vila de São Bernardo. Cada um pode passear pela imagem e destacar os pontos de sua predileção. Nós destacamos três:

Os prédios comerciais atrás do coreto, no ponto mais central da Rua Marechal Deodoro, entre os quais o bar Maurillo, citado pelas irmãs Assunta e Conceição.
As elevações ao fundo, com as primeiras casas da Vila Dusi (ou Duzzi) à direita: à esquerda as elevações das futuras Vilas Lusitânia e Tavares (Gonçalves).
Os meninos no coreto. As irmãs Conceição e Assunta identificaram alguns nomes. Estão numa gravação de duas horas que fizemos. Ainda não encontramos. Mas, logo, logo, traremos mais notícias a respeito. Afinal, a Jornada São Bernardo apenas começa.

Em 24 de agosto de...

1930 – Último dia da Festa do Padroeiro São Bernardo, no cenário da foto principal de hoje. Duas bandas se revezaram no coreto onde os meninos são fotografados.

Realizada na Praça do Carmo, em Santo André, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo.
Corporação Musical Lyra de Santo André realiza concerto público em São Caetano.
Clube de Xadrez de Santo André promove sarau dançante.

1935 – Fundado o Meninos Futebol Clube, às 20h, em frente ao prédio 18 da Estrada do Vergueiro, em São Bernardo. Uma homenagem ao bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos. João Chiavaliero é eleito o primeiro presidente.

1965 – Prefeito Fioravante Zampol empossa o Conselho Municipal de Cultura de Santo André: Nair Lacerda (presidente), Antonio Chiarelli, José Armando Pereira da Silva, Enock Sacramento, Virginia Pezzolo, Valentim Valente, Octaviano Gaiarsa, Nelson Zanotti, Eliseu Fedri e Miguel Tabet.

1970 – Volta a ser apresentado o espetáculo ‘Calouros do Didi’, na Sociedade Esportiva Andorinhas, em Ribeirão Pires. Produção e apresentação: Odair Ferreira dos Santos, o Didi.

1975 – Elis Regina encerra temporada no Teatro Municipal de Santo André.
No Estádio Bruno Daniel, Santo André 1, Estrela de Piquete 1.


Notícias da Associação

Foi bom estar na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, com gente maravilhosa dos vários núcleos de convivência. E trocarmos figurinhas sobre história e memória. Claro, mais aprendemos do que ao contrário.
O grupo é bom. Interessa-se por tudo que nos cerca. E tem em história e memória um carinho especial.

Dona Therue
Também sou conhecida como Gláucia. Nasci na cidade de Santos. Sou casada há 46 anos. Tenho três filhos (Grace, Alessandro e João Paulo) e cinco netos – todos do sexo masculino.

Estou no núcleo da Associação há 12 anos (Grupo Nova Esperança), sendo a melhor opção de lazer e ciclo de amizade dos últimos anos.

Gosto muito dos encontros com os meus amigos do clube, das reuniões com a coordenadora Irani, de jogar baralho, bingo, dos passeios e dos bailes.
Agradeço a Deus pela minha família, pelos meus amigos e a oportunidade de, aos 74 anos, estar contando um pouco da minha história de vida à página Memória do Diário.
Therue Nerone Zaggia

Aniversariantes de julho
Nova Vida: Mathilde Fernandes da Silva, dia 7; Sila Plenamente, dia 12; Maura Alves de Souza, dia 25; Gema Maria Censon, dia 29.
Nova Era: Ivone Viezzer, dia 6; Alexandrina Leifiquin, dia 25; Derci Machado Santana, dia 13.
Nova Esperança: Therue Nerone Zaggia (Glaucia), dia 9; Oswaldo Ranzoni, dia 15; Maria Isilda Belarmino, dia 23; Alice Finco, dia 27; Luiza de Jesus Santos, dia 28; Alegria: Augusta Salaorni, dia 10; Maria Aparecida de Melo (Aninha), dia 28.
Girassol: Joaquim Pimenta Galo Abreu, dia 6; Jianetti Palomares Salles, dia 7; Benedita Sebastiana Pereira, dia 10.

Diário há 30 anos

Sábado, 24 de agosto de 1985 – ano 28, nº 5911
Trens – Rede Ferroviária anuncia recuperação de trecho da linha férrea para intensificar turismo em Paranapiacaba.

Música – Banda de Pífanos de Caruaru e Itamar Assumpção em show conjunto no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Polícia – Mulheres pedem prisão do maníaco homicida de Mauá.

Hoje

Dia dos Artistas

Santos do dia

Na estampa, São Bartolomeu, também chamado Natanael. Foi um dos 12 primeiros apóstolos de Jesus. Faleceu no ano 51.

São Bernardo realizará, domingo próximo, no Parque Estoril, a tradicional Festa de São Bartolomeu, tradição trazida pelo padre Fiorente e realizada desde 1957.

Emília
Maria Micaela. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;