Setecidades Titulo
FEI expõe protótipos de veículos
Do Diário do Grande ABC
15/12/2009 | 07:53
Compartilhar notícia


Doze protótipos de veículos serão apresentados na 44ª MecAut - Exposição de Projetos do Curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) que ocorre hoje, a partir das 19h. O evento será aberto para convidados amanhã, no mesmo horário.

Um dos modelos projetados e desenvolvidos pelos formandos, que estará na exposição, é o Iurs, veículo que possui sistema de dois lugares com bancos retráteis, e possibilita ampliar a capacidade de cargas no porta-malas ou obter a versão quatros lugares. Sem o sistema retrátil, a capacidade volumétrica de carga é de 220 litros. Quando a opção for o rebatimento dos bancos, a capacidade de carga é de 735 litros.

O Irus permite ganho de potência quando solicitado mais desempenho, como em estradas ou ultrapassagens em subidas. "Projetamos junto ao motor um compressor que, ao ser acionado por meio de um botão no volante, injeta mais massa de ar e ganho de 32% de potência", destaca o formando Diego Gomes da Silva.

Outro projeto do segmento de compactos é o Urban, que traz, como maior inovação, dispositivo de estacionamento com acionamento pneumático e motor elétrico para reduzir o tempo de baliza. O motor é de 2 cilindros de alto desempenho e a transmissão é CVT, para reduzir peso e espaço, já que o protótipo pesa 700 quilos. "O carro faz 27 quilômetros com um litro de gasolina", comenta o formando Bruno Klein.

Outra protótipo é o Tero, ônibus off road para transporte de passageiros, capaz de trafegar em terrenos de difícil acesso. De porte médio, o veículo para zonas rurais tem opção de tração 4x4 e sugere mais segurança, ao conter corrimões nos dois lados da escada embarque e desembarque, além de cintos de três pontas para o motorista e de duas pontas para os passageiros. O ônibus possui até bagageiro para transportar as ferramentas dos operários com segurança.

A 44ª Expo MecAut será realizada no ginásio de esportes da FEI, localizado na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção, em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;