Economia Titulo
Varejo de material cresceu 7,8% em novembro
Por do Diário do Grande ABC
08/12/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


 

As vendas de material de construção no varejo tiveram alta de 7,8% em novembro com relação a outubro, segundo balanço da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).

A entidade, que representa as 138 mil lojas de material de construção no País, divulgou ainda que, na comparação entre novembro de 2010 com novembro de 2009, o desempenho foi 8,5% superior. De janeiro a novembro, o segmento de material de construção cresceu 10,5% sobre o mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, o desempenho foi de 11%.

"O setor continua muito otimista com relação às vendas de dezembro, notadamente agora com o anúncio da prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) até dezembro do ano que vem", declara Cláudio Elias Conz, presidente da Anamaco.

"A prorrogação da redução do IPI tem papel fundamental no aquecimento da nossa cadeia produtiva e o governo entendeu a importância da manutenção dessa medida, pois ela beneficia, sobretudo, a parcela da população mais carente, a que tem renda familiar de até cinco salários-mínimos. O decreto é válido para a cesta básica de material de construção, ou seja, aqueles produtos imprescindíveis na construção de uma casa popular", explica.

De acordo com a Anamaco, os itens beneficiados com a desoneração do imposto ficariam, em média, 8,5% mais caros para o consumidor final se a redução do IPI não fosse mantida. "Quem sentiu mais os efeitos da medida foram os consumidores de menor poder aquisitivo, que geralmente fazem mais pesquisas de preço e optam pelos produtos mais em conta. Para quem estava construindo uma casa popular (em torno de R$ 40 mil), o benefício significou economia de aproximadamente R$ 1.500 ou a construção de um banheiro", diz Conz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;