Diarinho Titulo
Irã e Nigéria se enfrentam com sede de vitória
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
04/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar de não terem um título mundial, Irã e Nigéria demonstraram garra durante o torneio classificatório e podem dar trabalho nesta Copa do Mundo. Integrantes do Grupo F (no qual também estão Argentina e Bósnia e Herzegovina), as seleções se enfrentam em 12 de junho, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba. 

Sob o comando do técnico português Carlos Queiroz, o time iraniano pretende chegar mais longe do que nas participações anteriores no Mundial. Nas três vezes em que competiu (1978, 1998 e 2006), não passou da primeira fase. Já nas eliminatórias para a Copa do Brasil, teve dez vitórias, quatro empates e duas derrotas.

A estrela é o meia Javad Nekounam (Kuwait SC, Kuwait). Destacam-se ainda o zagueiro Mohammad Nosrati (Tractor Sazi, Irã) e o atacante Karim Ansarifard (Tractor Sazi, Irã). Os iranianos ficarão em Guarulhos, São Paulo. 

Como seleção favorita da África, a Nigéria demonstrou força nas eliminatórias ao passar sem nenhuma derrota, cinco vitórias e três empates. Nas duas primeiras participações no Mundial chegou às oitavas de final (1994 e 1998); nas demais (2002 e 2010), entretanto, não superou a fase de grupos. Desta vez, pode não conquistar o título, mas quer dar muito trabalho aos rivais.

Sob a direção do técnico Stephen Keshi, o time conta com craques como o meia John Obi Mikel (Chelsea, Inglaterra), o goleiro Vincent Enyeama (Lille, França) e o atacante Emmanuel Emenike (Fenerbahçe, Turquia). A cidade de Campinas, no interior de São Paulo, receberá os nigerianos.

Irã

Nome oficial: República Islâmica do Irã.

Capital: Teerã.

Localização: Oriente Médio, na Ásia Ocidental. É banhada pelo Golfo de Omã, Golfo Pérsico e Mar Cáspio. Faz fronteira com Turcomenistão, Afeganistão, Paquistão, Iraque, Turquia, Azerbaijão e Armênia.

Área: 1.648.195 km².

População: 80,8 milhões.

Relevo, clima e vegetação: Grande parte do território é formada por planalto cercado de montanhas. Na região Centro-Leste, há dois desertos. No Norte, existem montanhas com vulcões ativos. O clima é principalmente seco e quente. Nas áreas mais baixas e úmidas, têm florestas, bosques e matagais. Nos desertos são encontrados diferentes tipos de cactos e plantas resistentes à seca.

Idioma oficial: Persa.

Moeda: Rial iraniano.

Esporte popular: Futebol.

Governo: República teocrática. O líder supremo é o aiatolá Ali Khamenei e o presidente, Hassan Rouhani.

Economia: Destaque para o setor de serviços. Tem indústria têxtil, petroquímica, de materiais de construção, fertilizantes e armamentos. Os principais produtos agropecuários são grãos, frutas, legumes, laticínios e algodão.

Curiosidades: O Irã era conhecido como Pérsia até 1935, quando mudou de nome. Tem uma das civilizações mais antigas, bastante desenvolvida na Antiguidade. Hoje, o Islamismo mistura-se ao poder político, e o Estado controla o acesso do povo à informação. O cinema iraniano é mundialmente reconhecido. Jafar Panahi e Abbas Kiarostami são importantes cineastas. Na culinária, a maioria das refeições inclui pão ou arroz.

Nigéria

Nome oficial: República Federal da Nigéria.

Capital: Abuja.

Localização: África Ocidental. Banhada pelo Oceano Atlântico, faz fronteira com Níger, Chade, Camarões e Benim. 

Área: 923.768 km².

População: 177,1 milhões.

Relevo, clima e vegetação: O território é formado principalmente por colinas e planaltos, com montanhas ao Sudeste e planícies ao Norte. Grande parte do país tem clima tropical, com temperatura quente durante quase todo o ano. No Sul, há florestas e bosques; ao Norte, a vegetação é seca, com poucas árvores, arbustos e grama.

Idioma oficial: Inglês.

Moeda: Naira.

Esporte popular: Futebol.

Governo: República presidencialista. O presidente é Goodluck Jonathan.

Economia: Entre as principais indústrias estão a petrolífera, têxtil, química, de produtos de borracha, alimentos, materiais de construção, fertilizantes, cerâmica, impressão e aço. Já os produtos agropecuários de maior destaque são grãos, algodão, óleo, borracha, mandioca, madeira, cacau, bovinos, ovinos, suínos, caprinos e peixes. 

Curiosidades: É o país mais populoso da África. Os primeiros habitantes viveram na área florestal e nas proximidades do Rio Níger. Dominado pelo Reino Unido, conquistou a independência em 1960. Acredita-se que ainda existam mais de 250 grupos étnicos na Nigéria. Tem a terceira maior indústria cinematográfica do mundo, atrás apenas de Hollywood e Bollywood (na Índia). O maior sucesso nigeriano é o filme Living in Bondage, de 1992.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;