Política Titulo Futuro
Dib desiste da reeleição em 2014

Tucano não disputa pleito de 2014 e revela que vai apoiar possível projeto político do genro

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
08/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Alegando ter dificuldade de atuação política em Brasília, o deputado federal William Dib (PSDB) abriu mão de disputar a reeleição em 2014, mas ratificou que seguirá no PSDB, apesar do descontentamento com a legenda e sem declarar apoio formal à reeleição do governador Geraldo Alckmin.

Mesmo longe das urnas ano que vem, Dib não ficará afastado do processo eleitoral. Ele apoiará a possível candidatura de seu genro, Eduardo Grecco, que se filiou ao Solidariedade e foi convidado para ser candidato a deputado estadual. Grecco é diretor do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

Segundo Dib, o que pesou na decisão de abdicar da candidatura não foi dificuldade para conseguir se reeleger, mas a falta de vontade política que encontrou na Capital Federal para desenvolver mudanças no País. “A minha capacidade de transformar (a sociedade) ficou limitada”, disse.

Prefeito de São Bernardo entre 2003 e 2008, o tucano deixou o status de comandante da maior cidade do Grande ABC para ser mais um entre os 513 deputados federais, dos quais a ampla maioria está na base da presidente Dilma Rousseff (PT). As principais decisões do Congresso são tomadas pelos líderes partidários.

Frustrado com a morosidade do sistema político, o tucano afirmou que deixa como legado a participação em diversas comissões no Parlamento. “Colaborei e ainda colaboro da melhor maneira possível.”

Com a desistência em disputar a reeleição ano que vem, William Dib vê com cautela possível candidatura ao Paço são-bernardense em 2016. Ao analisar o quadro, desconversou. “Não descarto essa possibilidade, mas não falo que é uma pretensão minha.”

Um dos entusiastas da frustrada criação da Rede Solidariedade, sigla arquitetada pela ex-senadora Marina Silva, que no sábado se filiou ao PSB, Dib revelou que foi sondado por sete siglas, inclusive dos socialistas, do qual foi um dos principais nomes na região. Recusou os convites. “Ir para um partido e não ser candidato é frustrante, porque eu causaria uma expectativa. Por isso optei em não sair do PSDB.”

Ainda comentando o processo eleitoral de 2014, o ex-prefeito disse que não apoiará a reeleição de Alckmin, porque o governador não atendeu nenhuma de suas solicitações. “Não tenho nenhum motivo para vê-lo como candidato natural meu”, declarou, sem revelar quais pedidos feitos.

Só petista Vicentinho tentará renovar mandato na região

A desistência do deputado federal William Dib (PSDB) em disputar votos à Câmara Federal ano que vem deixa o parlamentar Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), como único representante do Grande ABC em Brasília que buscará a reeleição.

Primeiro suplente do PT na Câmara dos Deputados, Vanderlei Siraque assumiu em outubro de 2011 a vaga de Aldo Rebelo (PCdoB), que assumiu o Ministério do Esporte. O ex-prefeiturável andreense disputará a permanência em Brasília, mas foi eleito diretamente em 2012.

O ex-prefeito de Diadema José de Filippi (PT), eleito deputado federal em 2010, aceitou ano passado comandar a Pasta da Saúde na gestão do prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT), e não planeja disputar de novo assento em Brasília.

A região ainda poderia ter mais um representante na Câmara Federal, mas o vice-prefeito de Mauá, Hélcio Silva (PT), rejeitou assumir a vaga de José Genoino (PT-SP).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;