Internacional Titulo
Foguetes atingem base dos EUA no Afeganistão
Do Diário OnLine
04/03/2002 | 10:16
Compartilhar notícia


Uma base militar dos Estados Unidos no Afeganistão foi atingida por foguetes na segunda-feira enquanto se iniciavam os combates em meio à ofensiva terrestre realizada pelos americanos contra o Talibã e a rede Al Qaeda.

Havia outros sinais de uma retomadas das ações da Al Qaeda e do Talibã nas províncias próximas a Gardez, capital de Paktia, ao Leste do país. Segundo informações não confirmadas, forças canadenses, australianas, dinamarquesas, alemãs e francesas uniram-se aos soldados norte-americanos.

A ofensiva nas proximidades de Gardez iniciou-se no começo do sábado. O jornal The Washington Post afirmou que até mil soldados norte-americanos e outros militares ocidentais haviam sido deslocados para a região.

O ataque de segunda-feira de manhã, em que foram usados foguetes, teve por alvo uma base norte-americana das proximidades da cidade de Khost, 70 quilômetros ao sul de Gardez.

O porta-voz do Khost Shura (Conselho) da cidade, Kamal Wazir, disse que o aeroporto foi atingido por dois foguetes e por homens armados com fuzis Kalashnikovs. "Os disparos duraram cerca de cinco minutos", afirmou Wazir. Os agressores escaparam.

O ofensiva norte-americana contra as posições da Al Qaeda e do Taliban, iniciada no sábado, foi rechaçada inicialmente, o que obrigou as forças a recuarem até as proximidades de Gardez. Até agora, um soldado dos EUA e cinco do Afeganistão foram mortos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;