Internacional Titulo
EUA recordam aniversário do atentado de Oklahoma City nesta 3ª
Por Da AFP
18/04/2005 | 17:32
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos lembrarão, nesta terça-feira, o décimo aniversário do atentado em Oklahoma City, o segundo mais sangrento já praticado em solo americano, com 168 mortos. O primeiro foi o de 11 de setembro de 2001, que deixou quase três mil mortos em Nova York e Washington.

O dia 19 de abril foi declarado 'Dia da recordação em Oklahoma City', uma pacata cidade do centro dos Estados Unidos. Às 09h00 locais, hora em que foi cometido o ataque, os nomes de todas as vítimas serão lidos, na presença do vice-presidente americano Dick Cheney.

Atentado - No dia 19 de abril de 1995, o americano Timothy McVeigh detonou uma caminhonete cheia de explosivos na porta de um prédio do governo federal em Oklahoma City, o Murrah Federal Building. Cento e sessenta e oito pessoas, entre elas 19 crianças, morreram, e mais de 500 ficaram feridas na gigantesca explosão, que destruiu quase totalmente o edifício.

Preso pouco depois do atentado, McVeigh foi condenado à morte e executado em 11 de junho de 2001, quando tinha 33 anos. Este ex-soldado da guerra do Golfo, simpatizante neonazista, havia explicado ter cometido o atentado pelo "bem comum" dos americanos, para enfraquecer um Estado federal que odiava.

Seu cúmplice Terry Nichols, responsável pela compra dos explosivos, foi condenado à prisão perpétua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;