Setecidades Titulo Monitoramento
S.Bernardo abre central de Segurança

Espaço possibilitará compartilhamento de informações entre GCM e Polícia Militar da região

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
05/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A inauguração do CIM (Centro Integrado de Monitoramento) de São Bernardo possibilitará o uso compartilhado de informações entre a GCM (Guarda Civil Militar) e a PM (Polícia Militar) para prevenção e combate ao crime na região. O equipamento, localizado no Centro da cidade, permite a vigilância por meio de 400 câmeras e reúne os serviços de Segurança, trânsito, Defesa Civil e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, destaca que o objetivo é que o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) possa aproveitar as imagens captadas na central de monitoramento da Prefeitura. Segundo ele, é inviável a instalação de base da PM no local. “Colocar policiais na central significa tirar o efetivo da rua, o que não é nosso foco”, destaca.

De acordo com o prefeito Luiz Marinho (PT), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana discute junto ao comandante da PM na região, o coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, a melhor maneira de executar a parceria. “Certamente é um processo que trará a melhoria dos indicadores de Segurança”, comenta.

Com investimento de R$ 21,5 milhões, a central funcionará 24 horas. Das 400 câmeras, 100 são fixas nas escolas municipais. As demais ficam em prédios públicos, principais cruzamentos e locais movimentados e oferecem visão de 360 graus e alcance de até um quilômetro. As imagens ficam armazenadas por 15 dias ou 30 dias no caso de ocorrências graves. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;