Setecidades Titulo Transportes
Faixas de ônibus entram em operação na segunda-feira

Avenida Perimetral e vias do Centro terão espaço
restrito aos coletivos entre 8h e 20h nos dias úteis

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
07/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A partir de segunda-feira, a faixa da direita da Avenida Perimetral e de circuito formado por outras seis vias do Centro de Santo André ficarão restritas para o transporte público de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, entre 8h e 14h. Na primeira semana de funcionamento, não serão aplicadas multas aos motoristas de veículos particulares que invadirem os corredores exclusivos.

Juntos, os dois eixos terão 4,9 quilômetros e deverão ser utilizados por 283 ônibus a cada hora. A previsão é que cerca de 322,1 mil passageiros utilizem os corredores diariamente. O circuito do Centro será formado pelas avenidas Queirós dos Santos, Artur de Queirós e Firestone, além das ruas General Glicério, Siqueira Campos e Luís Pinto Flaquer.

O diretor da SATrans, Leandro Petrin, avalia que o modelo do sistema viário na região central não irá prejudicar a fluidez dos automóveis. “Para os carros, o trecho é pequeno e servido por outras vias de acesso. Mas para o transporte coletivo, fará grande diferença, pois essas vias registram as maiores taxas de ônibus por hora na cidade.”

O gestor afirma que a data para início da aplicação de multas aos infratores será definida após análise dos primeiros dias de operação. “A ideia inicial é fazer trabalho de orientação, sem lógica arrecadatória. Se em uma semana a cidade absorver bem o projeto e ninguém estiver invadindo, podemos iniciar as autuações. Do contrário, esperamos um pouco mais.” Quem desrespeitar os horários de restrição terá de pagar R$ 53,20 e receberá três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

No início de janeiro deverão entrar em vigor as faixas exclusivas na Rua Carijós e Avenida Dom Pedro I. Em ambas, os coletivos terão exclusividade apenas nos dias úteis, entre 6h e 10h, e somente na pista sentido Centro. Para dar mais fluidez aos ônibus na direção contrária, a Prefeitura irá proibir estacionamentos ao longo dos trechos.

MAUÁ

Ainda neste mês, também deverá ser implantada faixa para ônibus na Avenida Barão de Mauá. Serão cinco quilômetros reservados para o transporte coletivo, ligando os terminais do Centro e do Jardim Itapeva. Os veículos particulares deverão ficar proibidos de utilizar a faixa da direita nos dias úteis, entre 5h e 8h e das 17h às 20h. Se a operação for bem-sucedida, a Prefeitura pode levar o modelo à Avenida Presidente Castelo Branco. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;