Esportes Titulo Prova
Trajeto viabiliza quebra de recordes em Mauá

Após duro percurso em Rio Grande, corredores baixaram tempo na 3ª etapa do Circuito de Rua

Por da Redação
12/08/2013 | 07:39
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Recorde e novo sucesso. Assim pode se resumir a terceira etapa do 1º Circuito Popular de Corrida Rua do Grande ABC, disputada em Mauá, ontem pela manhã. A presença de 3.000 atletas, que participaram da caminhada (cinco) e da corrida de dez quilômetros, superou as duas provas anteriores, em São Caetano e Rio Grande de Serra.

A vitória na prova masculina ficou com Carlos Moreira dos Santos, que cravou tempo de 32min35, melhor marca entre as três etapas realizadas. O segundo lugar ficou com Marcos Adriano de Carvalho (33min32), seguido por Fernando Ananias da Silva (33min35). Claudenildo Amaranha (33min44) e Gilmar Pires Ramos (34min02) fecharam as cinco primeiras posições.

Entre as mulheres, quem chegou na frente mais uma vez foi Joice Pereira dos Santos, que fez o tempo de 39min40 e venceu a terceira prova do Circuito. Atrás dela, completou em segundo Elizabete da Silva (43min13), Luisa de Jesus Trindade (43min31) em terceiro, Joisse Maria da Silva (43min53) em quarto e Adelaide Maria Martins (45min04) em quinto.

Todos que participaram desta prova em Mauá foram unânimes em dizer que foi a melhor das três etapas em termos de percurso. Tanto é que a grande maioria dos participantes baixou tempos em relação às outras corridas do Circuito.

O clima foi outro fator positivo para os atletas. Como foi nas provas de São Caetano e Rio Grande da Serra, a população mauaense abraçou a iniciativa. Personalidades também marcaram presença. Entre eles, Donisete Braga (PT), prefeito de Mauá, que participou novamente do Circuito, José Auricchio Júnior, secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Vicentinho (PT), deputado federal, que também correu.

 

Irmãos celebram vitória no masculino e feminino

 

Atleta do São Paulo, Carlos Moreira dos Santos, da equipe Number One, venceu a prova em 32min35, quase um minuto na frente do segundo colocado, Marcos Adriano de Carvalho.

No feminino, a irmã Joice também foi a primeira colocada e garantiu o primeiro lugar no pódio pela terceira vez em três corridas.

O corredor, que é considerado uma das promessas do atletismo brasileiro, pediu a liberação do clube-patrocinador para o Circuito. “É muito importante correr aqui na região. Sou de Santo André e trabalho pela expansão do esporte”, informou Moreira, que aproveitou a data e dedicou o resultado ao pai, José Carmo, que mora na Bahia.

“Pai tem de ser lembrado sempre. Se não fosse ele, não estaríamos aqui. Por isso lhe dedicamos a vitória”, disse.

Joice endossou o discurso do irmão. “Minha meta é sempre participar. Vencer é consequência, mas tem dado certo”, enfatizou a atleta. “Meu irmão é grande incentivador. Ligamos também para meu pai hoje (ontem), para dar parabéns pelo dia e avisar que tínhamos vencido em Mauá. Ele ficou muito feliz e disse que gostaria de estar mais perto para comemorar conosco”, concluiu a atleta.

Todos os cinco primeiros colocados da corrida, tanto feminino quanto masculino, festejaram os melhores números. “O percurso plano foi grande diferencial para o desempenho de todos hoje (ontem). Sabemos que as próximas (etapas) serão percursos mais difíceis e os tempos podem aumentar. Vou me preparar para estar no pódio novamente”, analisou Claudemildo Amaranha da Silva, quarto colocado em Mauá e terceiro em Rio Grande.

“O segredo mais simples é dosar e saber manter o ritmo o tempo todo. Isso nunca muda”, disse Luiza Trindade, terceira colocada.

 

Autoridades particpam e parabenizam etapa de Mauá

 

Autoridades da região celebraram ontem a etapa mauaense do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC. Para os presentes, o evento é um dos principais instrumentos para melhorar a saúde e qualidade de vida da região.“A etapa de Mauá crava que o circuito está aprovado. Incluímos as provas no calendário oficial do Estado”, informou o secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado, José Auricchio Junior (PTB).

As inscrições tiveram de ser encerradas antes, por limite técnico, fechando em cerca de 3.000 corredores. “A cidade mais uma vez mostrou a força desta população. Para nós é mais um motivo de alegria”, disse o diretor de redação do Diário, Sérgio Vieira.“Quando há união com o Estado, o Diário, e os prefeitos de cada município, é certeza de êxito em qualquer competição”, citou o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT).

“Corrida de rua reúne operários, intelectuais, pobres, ricos. Todos são iguais”, lembrou o deputado federal Vicentinho (PT).

 

No Dia dos Pais, filhos levam presentes durante circuito

 

Os filhos acordaram cedo ontem para acompanhar e presentear os pais fanáticos por corridas de rua. A etapa de Mauá reuniu muitas famílias que comemoraram a data especial. “O presente que dei para meu pai foi a inscrição para a corrida. Ele corre sempre, mas foi a primeira vez que participou de evento como esse”, disse Michelly Esteves, filha de Cláudio da Silva. “Gostei muito da prova, do clima entre os competidores. Estarei nas próximas”, opinou o pai.

Cláudio tem 62 anos e começou a correr há pouco mais de um ano, quando o médico recomendou exercício físico após um enfarte. A corrida de rua tem sido fundamental na recuperação. “Descobri o quanto é bom e importante correr”, disse Cláudio. “Ele é grande orgulho para mim. É incentivo e sempre lição de vida. Amo muito meu paizão”, declarou Michelly.

O engenheiro Marcelo Marciano, 47, se surpreendeu pelos filhos acompanhá-lo na corrida de ontem. “Foi o melhor presente. Todo mundo acordou cedo e comemoramos o Dia dos Pais correndo. É uma paixão. Espero que eles mantenham o gosto por este tipo de prova”, contou o engenheiro.

A preocupação de Marcelo em relação aos filhos é com o sedentarismo que atinge quase 70% dos jovens atualmente. Ele sempre aconselha a prole sobre a importância da prática esportiva. “Aprendi com meu pai que tudo tem seu tempo. Posso ficar no computador, no meu videogame, mas não posso deixar de fazer exercício físico. É preciso ter tempo para nossa saúde. É isso que ele me fala sempre, e assim sigo”, revelou o filho Marcelo Giovanni Marciano.

“Nós participamos da prova em São Caetano e estamos inscritos em todas etapas”, finalizou o pai.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;