Internacional Titulo
Schwarzenegger inicia campanha para chegar à Presidência dos EUA
Do Diário OnLine
18/11/2004 | 09:41
Compartilhar notícia


O astro de Hollywood e governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, aproveitou o primeiro aniversário de sua gestão – completo na quarta-feira – para lançar-se oficialmente na campanha para chegar à Presidência dos Estados Unidos. Popular e surpreendentemente bem cotado como gestor de um dos maiores Estados da federação americana, 'Arnie' enfrenta um obstáculo muito sério a suas pretensões políticas: a Constituição dos EUA.

O artigo 2, seção 1, cláusula 5 da Carta Magna determina que a Presidência do país só pode ser exercida por um cidadão nascido nos Estados Unidos. Apesar de ter cidadania americana e morar nos EUA há mais de 30 anos, Schwarzenegger nasceu na Áustria. Assim, o 'governator' (mistura de governador com 'Terminator' – filme conhecido no Brasil como 'O Exterminador do Futuro') só pode chegar à Casa Branca se houver uma mudança na Constituição.

É por isso que a campanha presidencial de Schwarzenegger começou com uma cruzada pela alteração constitucional – fato muito raro nos EUA. O grupo 'Amend for Arnold' (Emenda por Arnold), que possui um site na Internet, lançou na quarta-feira sua primeira propaganda televisiva.

O site do grupo destaca que a propaganda, lançada justamente no primeiro aniversário do governo dele na Califórnia, "apóia a idéia de emendar a Constituição – com a esperança de ver uma campanha presidencial de Arnold Schwarzenegger no futuro."

A publicidade, em tom claramente eleitoral e ufanista, afirma que "12 milhões (de estrangeiros) escolheram a América. Agora a América quer escolhê-los."

Apesar do nome do grupo e da figura triunfante de Schwarzenegger em todas as ações da campanha, o 'Emend for Arnold' destaca que a mudança na Constituição não beneficiaria só o governador da Califórnia. "Emenda para Arnold? Não, obrigado. Emenda pelo futuro da América? Vamos falar sobre isso", diz uma seção do site chamada 'Regras de Emenda para a América, não apenas para Arnold'.

Membro do mesmo partido do presidente reeleito George W. Bush, o Republicano, 'Arnie' tenta seguir os passos de outro inquilino da Casa Branca. Ronald Reagan (1981-1989) assumiu a Presidência depois de governar a Califórnia. E mais: assim como Schwarzenegger, Reagan foi ator de filmes de ação – especialmente bangue-bangues – na juventude.

Em oposição à sólida imagem que construiu como presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan ganhou no cinema a pecha de ator 'canastrão'. Coisa que Arnold Schwarzenegger já tem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;