Setecidades Titulo Em Santo André
Docente se destaca em prêmio nacional com trabalho lúdico

Profissional utiliza músicas para ajudar crianças a desenvolverem habilidades éticas e cognitivas

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
19/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A paixão pela pedagogia e o acúmulo de experiências durante mais de 20 anos permitiram que Alessandra Aparecida das Neves Santana, 41 anos, professora da Emeif (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Cidade Takasaki, no Jardim Alzira Franco, em Santo André, conquistasse espaço entre os nove finalistas – de 60 participantes em todo País – de concurso de educação promovido pela Mind Lab, líder em pesquisa de tecnologias educacionais. O vencedor nacional será divulgado em fevereiro de 2020.

O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas pelo Programa Mente Inovadora, que desenvolve nos estudantes habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

A docente optou em utilizar a metodologia para ensinar jogos e brincadeiras para 30 alunos da educação infantil, com apenas 4 anos de idade, da unidade escolar. A educadora utiliza música e teatro como estratégias de raciocínio para as crianças aprenderem os jogos lúdicos de maneira mais fácil e em linguagem adequada para a sua idade. 

“Pensei em utilizar para cada jogo uma música diferente e esse foi o diferencial. Além de ser divertido, ajuda bastante no entendimento de todo processo do jogo”, avalia a educadora. 

As brincadeiras dão oportunidade aos alunos para treinar o trabalho em equipe, além do aprendizado das habilidades pretendidas. “No jogo Lobo e Ovelhas, por exemplo, conseguimos mostrar que eles (os alunos) não são concorrentes e sim parceiros”, destaca Alessandra.

Já no jogo Tic Tac Toe, a música ajuda as crianças a aprender sobre linhas, colunas diagonais, quadrados e círculos. “Sempre lembravámos desses formatos com a canção, que todos os alunos decoraram. Depois da melodia, iniciamos o jogo”, conta a professora. 

O vídeo com as atividades realizadas está disponível para visualização pelo link http://amplieperspectivas.mindlab.com.br/inspira. As votações seguem até o dia 20 de fevereiro e o autor do vídeo mais curtido ganhará viagem para o Beach Park, em Fortaleza. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;