Cena Política Titulo Impugnação
Estão roubando meu mandato, dispara Orosco

Ex-secretário de Mauá acredita que, na terça, TSE acolherá recurso e validará seus votos

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-secretário de Obras de Mauá, Júnior Orosco (PDT) declarou sentir que estão “roubando” seu mandato de deputado federal e que acredita ser possível reverter condenação sofrida na Justiça Eleitoral, que impugnou seus 30.418 votos na eleição de 2018. Na terça-feira, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) volta a analisar recurso do pedetista contra a punição.

Ao Diário, Orosco voltou a citar existência de complô do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), que, em tese, perderia o mandato com os votos validados de Orosco. Apesar dos cerca de 30 mil sufrágios, o pedetista de Mauá seria beneficiado pela regra do quociente eleitoral devido à expressiva votação da deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP, 264.450 votos).

“Não é furto, é roubo, sei quem está fazendo. Sei quem interfere, quem quer mudar jurisprudência do tribunal em meu desfavor. Está com medo de perder o mandato e falo quem é: o Orlando Silva. Ele conta com o parceiro dele, que é o verdadeiro presidente do Brasil, o Rodrigo Maia, porque o (Jair) Bolsonaro é um banana (PSL)”, declarou.

No primeiro semestre, o TSE iniciou análise do recurso contra a condenação de Orosco, que teve os votos anulados por doação eleitoral acima dos limites legais na eleição de 2014 e por ter tido contas rejeitadas quando era superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) quando seu ex-sogro Leonel Damo foi prefeito da cidade. Sua defesa argumenta que em ambos os casos, em outras instâncias, o pedetista foi absolvido, mas que Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, relator do caso de Orosco no TSE, tenta mudar jurisprudência para prejudicar o político mauaense.

No início da avaliação do recurso, Carvalho Neto, Sérgio Silveira Banhos e Luís Roberto Barroso proferiram voto pela rejeição da mudança da condenação. Edson Fachin pediu vistas (mais tempo de análise) e liberou o processo para terça.

“Para mim há fio de esperança porque o Fachin relatou estranheza com a mudança da jurisprudência. Com voto contundente do Fachin acredito até em reversão dos votos. Mas, se não houver esse entendimento, vou ao Supremo (Tribunal Federal) porque a Constituição preserva meus direitos de ser deputado federal”, apontou Orosco.

Faltam votar, além de Fachin, Rosa Weber, Jorge Mussi e Og Fernandes.

Orosco também pediu união da região para abertura de cadeira de deputado federal. “Perdemos um deputado federal que pode trazer recursos, algo para nossas cidades, que precisam de apoio.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;