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Mercedes-Benz transporta o samba com caminhão a gás
Da HP Press
03/03/2004 | 00:16
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A DaimlerChrysler do Brasil aproveitou o Carnaval para demonstrar mais uma vez que continua investindo nos motores movidos a gás natural. Considerada centro de competência mundial do grupo para o desenvolvimento destes motores, a marca Mercedes-Benz oferece esta tecnologia no mercado brasileiro desde a década de 80, tendo sido pioneira na introdução de ônibus a gás no país.

Assim, menores índices de emissões e níveis de ruído fizeram a diferença do Ecotrio, um trio elétrico ecológico, montado sobre uma versão do caminhão Mercedes-Benz 1938 S especialmente preparada com motorização a gás, que marcou presença no Carnaval da Bahia. O Ecotrio é resultado de um convênio entre a DaimlerChrysler do Brasil e a Fundação Ondazul, uma organização não governamental que tem como fundador o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

O caminhão extrapesado 1938 S é equipado com o motor M 447 LAG, movido a gás natural, que reduz em 66% a emissão de monóxido de carbono na atmosfera. O gás natural, armazenado em oito cilindros de 320 m3 a uma pressão de 200 bar, permite que o veículo opere durante 10 horas sem emitir fuligem ou apresentar odor nos gases de escape, garantindo também um reduzido índice de ruído. Além do caminhão, a carreta do Ecotrio também possui motores a gás Mercedes-Benz M 366 LAG, que servem como grupo gerador de energia para o som e a iluminação. Neste caso, são utilizados 1.600 m3 de gás natural armazenados em 16 cilindros.

A utilização do gás natural no transporte de passageiros representa uma alternativa para a obtenção de baixos índices de emissões gasosas e sonoras, principalmente nos grandes centros urbanos. Os motores M 447 LAG, movidos a gás, possuem seis cilindros em linha, 326 cv de potência e 1.250 Nm de torque máximo. Essa geração de motores produzidos no Brasil é exportada para a Alemanha onde equipam ônibus da marca Mercedes-Benz.




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