Economia Titulo
Bolívia planeja novo gasoduto para o Brasil
Por Do Diário do Grande ABC
20/06/1999 | 15:53
Compartilhar notícia


A Bolívia planeja construir um novo gasoduto para o Brasil a partir do ano 2000, devido a recentes descobertas de poços gasíferos que elevam suas reservas prováveis e provadas a 10 trilhoes de pés cúbicos, informaram neste domingo autoridades bolivianas.

A expectativa boliviana foi manifestada pela vice-ministra das relaçoes exteriores, Ana María Solares, assinalando que se deve pensar em construir um novo gasoduto para levar gás ao Brasil ``pelas reservas que tem o país e pela demanda energética da indústria brasileira'.

A partir de 1 de julho, Bolívia exportará ao Brasil um volume inicial de 2,2 milhoes de metros cúbicos de gás natural, através de um gasoduto de 3.150 km de comprimento.

Bolivia, que vê no negócio sua esperança de crescimento econômico, poderia ganhar com a obra mais 100 milhoes de dólares anuais.

Um segundo gasoduto de 620 km de comprimento, que começa em San Miguel (Bolívia) e termina em Cuiabá (Brasil), será estendido pela empresa Gas Oriente Boliviano, filial das multinacionais Enron e Shell, a partir de julho e estará habilitado em janeiro de 2000, segundo as previsoes.

As reservas provadas e prováveis de gás natural boliviano podem superar 10 trilhoes de pés cúbicos, após recentes descobertas nos campos de San Alberto e San Antonio por parte da Petrobrás-Bolivia, subsidiária da Petrobrás Internacional (Braspetro).

As prospecçoes indicaram que o poço SAL X-10 de San Alberto pode alcançar uma produçao de 500.000 metros cúbicos/dia, enquanto o Sábalo X-1 de San Antonio um volume de 800.000 metros cúbicos/dia. Em janeiro deste ano as reservas de gás estavam em 8,5 trilhoes de pés cúbicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;