Política Titulo Após decisão
Prefeitura repassa controle do Hospital São Caetano à USCS

Universidade vai aumentar sua atuação no local e tomará posse de forma integral até dezembro

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
16/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


Após a decisão da juíza Ana Lucia Fusaro, da 6ª Vara Cível de São Caetano, que na sexta-feira autorizou a Prefeitura a assumir o Hospital São Caetano, no bairro Santo Antônio, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) visitou ontem o equipamento e anunciou que até o fim do ano a administração do local será passada integralmente a USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Com dívida estimada pela Prefeitura em R$ 24 milhões, entre pendências com a Receita Federal, não pagamento de funcionários – o que resultou em ações trabalhistas – e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a Sociedade Beneficente Hospitalar São Caetano, que administrava o espaço, concordou, conforme a sentença da magistrada, com a desapropriação do equipamento. Segundo o prefeito, a decisão – com trânsito em julgado, ou seja, sem possibilidade de recursos – dá segurança jurídica. “Recebemos a posse definitiva, está pacificada a situação, eliminamos o risco jurídico.”

Atualmente, o Hospital São Caetano atende demanda de cinco equipamentos que passam por reformas. A partir de julho, na medida em que as obras ficarem prontas, os espaços serão desocupados e repassado à USCS, que já vinha realizando melhorias no hospital e administrando setores. “A universidade cuida do centro materno infantil. Os alunos fazem atendimentos junto dos professores e têm aulas aqui”, explicou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura.

A expectativa é que a universidade amplie rapidamente a atuação. “A odontologia é a primeira clínica que vem para cá, com 40 consultórios. Eles vão ocupar área que está vazia”, revelou a titular da pasta.

Reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi acredita que a decisão trará benefícios em todas as frentes. “População ganha em qualidade de atendimento e nosso aluno ganha em formação na prática.”

Além do atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o hospital também passará a aceitar convênios médicos particulares. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;