Internacional Titulo
Bento XVI recebe o primeiro-ministro israelense
Da AFP
13/12/2006 | 13:29
Compartilhar notícia


O papa Bento XVI recebeu nesta quarta-feira no Vaticano o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, que faz uma visita oficial de um dia a Itália.

O encontro com o papa aconteceu em uma sala privada ao lado da Aula Nervi, onde o pontífice celebrou a tradicional audiência das quartas-feiras.

Olmert, que chegou nesta manhã a Roma procedente de Berlim, foi recebido depois pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

Bento XVI manifestou em agosto passado o desejo de visitar a Terra Santa "em tempos de paz". O premiê israelense se encontrará à tarde com o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi.

Depois de visitar a Alemanha, Olmert tenta obter o apoio da Itália para impor sanções ao Irã pelo desenvolvimento de um programa nuclear.

Segundo o porta-voz de Olmert, o premiê pediu ao papa que incentive os cristãos a protestarem contra a negação do Holocausto, no dia seguinte ao fim de uma conferência revisionista organizada em Teerã.

A conferência sobre o Holocausto em Teerã, que terminou na noite de terça-feira, permitiu que revisionistas ocidentais negassem a realidade do genocídio dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial e foi condenada duramente pela comunidade internacional.

O encontro entre o papa e o premier de Israel durou 35 minutos.

De acordo com uma nota do Vaticano, "foram evocados durante estas conversas os temas da paz no Oriente Médio e da situação da comunidade católica em Israel".

O premiê que se reuniu pela primeira vez com o sumo pontífice, também reiterou um convite para que ele viaje a Israel, mas nenhuma data foi definida.

Olmert também se comprometeu a acelerar o ritmo das negociações entre a Santa Sé e Israel sobre o estatuto fiscal da Igreja Católica no Estado hebreu e a preservação dos lugares santos do cristianismo e de outras propriedades eclesiásticas.

A visita de Ehud Olmert ao Vaticano aconteceu no momento da retomada, nesta quarta-feira em Jerusalém, dos trabalhos da comissão bilateral entre a Santa Sé e Israel para finalizar a parte econômica do acordo fundamental entre os dois Estados concluído em 1993.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;