Economia Titulo Reajuste
Comgás é autorizada a aplicar reajustes nas tarifas
01/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) autorizou reajustes no preço do gás natural comercializado pela Comgás. Os reajustes variam de redução de 0,51% a alta de 1,34%, dependendo da classe de consumo. As novas tarifas estão valendo desde ontem, data da assinatura do contrato de concessão da distribuidora.

Conforme explicou a Artesp, os consumidores residenciais com consumo entre 0 e 5 metros cúbicos (m3) terão aumento de 0,11% em suas faturas mensais, enquanto os usuários com consumo mensal acima de 6 m3 terão reduções de 0,3% a 0,5%. Para os consumidores comerciais, a alta será de 0,5% a 1,34%, dependendo do volume consumido. As faturas dos pequenos usuários industriais, com consumo de 5 mil a 50 mil m3 por mês, subirão, em média, 0,5%, enquanto os grandes usuários, com consumo de 1 milhão a 10 milhões m3 por mês, terão reduções nas tarifas de 0,17% a 0,33%.

No segmento de GNV (Gás Natural Veicular), a queda na tarifa de venda para os postos é de 0,53%.

O processo de reajuste das tarifas da Comgás considera a margem de distribuição, o custo de compra de gás e o custo com transporte. Segundo a agência reguladora paulista, neste ano o reajuste autorizado na margem de distribuição incorporou a variação do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), de 2,88%, subtraindo-se o Fator X, que é o redutor por ganhos de eficiência, de 0,82%, resultando no percentual de 2,06%. Já o preço do gás determinado pela Petrobras teve impacto do aumento ocorrido entre dezembro do ano passado e o último mês de maio, de 14,91%, para o insumo de origem boliviana, e de 5,83%, para o produto de origem nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;