Esportes Titulo Clássico
São Caetano e Santo André se enfrentam em situações adversas

Enquanto o Ramalhão está no G4, o Azulão espera por um milagre para conquistar o acesso à Série A

Thiago Silva
Do Diário OnLine
19/09/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


São Caetano e Santo André realizam o clássico regional, nesta sexta-feira, às 20h30, no Anacleto Campanella, pela Série B do Campeonato Brasileiro, em situações adversas na competição. De um lado está o Ramalhão lutando pelo acesso, e do outro o Azulão, bem longe do retorno à elite do futebol tupiniquim.

O Santo André ocupa a terceira colocação, com 46 pontos (61,3% de aproveitamento), quatro a mais que o Bragantino, em quinto lugar. Somente os quatro melhores times vão disputar a Série A em 2009. Segundo o site ‘Chances de Gol', o Ramalhão tem 89,1% de chance de garantir o acesso.

Para o técnico Sérgio Soares, o Ramalhão está no caminho certo para ficar no G4. "A equipe conseguiu bastante equilíbrio no campeonato, e temos jogadores experientes como Marcelinho Carioca, Fernandão, Neneca e Márcio Mixirica", destacou.

Na parte intermediária da tabela (11º lugar) figura o São Caetano, com 32 pontos, que está mais perto da zona de rebaixamento - cinco acima do Paraná, primeiro colocado da lista da ‘degola' - do que do grupo de acesso. O time está 13 pontos atrás do Avaí, quarto lugar.

Mesmo assim, o site indica que o Azulão tem somente 3,8% de chances de cair à Série C do Brasileiro. Mas para voltar à elite terá de contar com um milagre, pois o São Caetano tem 0,06% de chances ficar entre as quatro  melhores equipes.

A situação é difícil, mas o técnico Vadão está confiante no acesso. "Na preleção, junto com as imagens das principais jogadas dos adversários, procuro mostrar a situação matemática em que estamos na busca por nosso objetivo", afirmou.

História recente - Quem vê esse panorama nem acredita que há oito anos o Azulão recolocava o futebol do Grande ABC no cenário nacional ao conquistar o vice-campeonato brasileiro, em 2000, e ainda repetir o feito no ano seguinte. Em 2002, na Copa Libertadores, o São Caetano também ficou em segundo. A consagração veio com o título do Campeonato Paulista de 2004.

Já o Ramalhão quer voltar ao destaque nacional, depois de ganhar o título da Copa do Brasil de 2004, quando triunfou sobre o Flamengo em pleno Maracanã lotado. O Santo André ainda eliminou outros ‘grandes' como Palmeiras e Atlético-MG. No ano seguinte, a equipe do Grande ABC disputou a Libertadores.

Times têm desfalques

São Caetano e Santo André têm problemas para o clássico regional nessa sexta-feira, no Anacleto Campanella, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Os dois times estão com desfalques para a partida.

No Ramalhão, a baixa é o meia Jéferson, que foi expulso na partida contra o Barueri, na última rodada, e está suspenso. O provável substituto deve ser Juninho. Na defesa, Dedimar pode entrar no lugar de Douglas, lesionado.

Mas o técnico Sérgio Soares pode realizar mais modificações no time. Na vitória do Ramalhão contra o Barueri, Osny entrou no lugar de Márcio Mixirica, que não teve boa atuação, e fez o gol da vitória. Agora, o reserva já almeja uma vaga na equipe titular. "Espero por minha chance e estou preparado, mas respeitando os companheiros", afirmou o atacante.

Quem também pode perder a vaga na equipe titular é Élton. Ricardinho seria o substituto, na frente. No entanto, Sérgio Soares preferiu não revelar a equipe que vai jogar contra o São Caetano.

Mistério - O São Caetano também tem desfalques para o confronto. O atacante Tuta, expulso na derrota para o Bragantino, e o lateral-direito Júlio Farias, advertido com o terceiro cartão amarelo, no mesmo jogo, estão suspensos e não atuam diante do Santo André.

Lins, Finazzi e Tico brigam por uma vaga na frente, enquanto Galiardo, volante, deve ser deslocado para a lateral. Em contrapartida, o zagueiro Marco Aurélio, após cumprir suspensão, volta à defesa do Azulão, no lugar de Vinicius.

No entanto, o técnico Vadão não confirmou as alterações. "Tenho algumas possibilidades para este jogo. Vou analisar bem o Santo André e montar um time compactado e forte para tentar a vitória. Algo que precisamos muito", destacou o comandante.

Equipes dizem que clássico é apenas mais um jogo

Apesar da rivalidade e de ser um clássico regional, o jogo entre Santo André e São Caetano será apenas mais um pela Série B do Campeonato Brasileiro, segundo os próprios times.  As duas equipes também pregaram respeito para o confronto decisivo.

"O São Caetano melhorou com o Vadão no comando", afirmou o técnico Sérgio Soares, do Santo André. "O mando de campo é deles e eles vão buscar a vitória", completou o atacante Osny.

Para Vadão, o jogo é como outro qualquer. "A rivalidade a gente deixa por conta da torcida. Apenas temos a obrigação de conquistar os três pontos". O goleiro Júlio César, que já atuou pelo Santo André, concorda com o treinador. "Ficamos num empate sem gols no primeiro turno. Agora, nossa responsabilidade aumenta".

Histórico - Os dois times já se enfrentaram em 18 oportunidades. A vantagem é do São Caetano, que venceu seis vezes contra quatro do Ramalhão. Foram seis empates. No último jogo, pelo turno da Série B, a partida ficou 0 a 0.

Outra curiosidade é que em apenas duas vezes tiveram vitória por dois ou mais gols de diferença. Em 1993, o Santo André venceu por 3 a 1. O Azulão deu o troco somente 13 anos depois, com um 3 a 0. O São Caetano marcou 14 gols e o Ramalhão balançou as redes 11 vezes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;