Sua Saúde Titulo
Hepatite viral

Doença inflamatória do fígado, órgão localizado na parte superior direita...

Leo Kahn
11/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Doença inflamatória do fígado, órgão localizado na parte superior direita do abdômen e executa funções vitais no corpo, podendo ser causada por vírus, autoimune, álcool, drogas e medicamentos. 

A hepatite pode ser classificada em aguda e crônica, sendo que essa última é representada por um processo inflamatório que dura mais de seis meses, porém a cronificação não ocorre em todos os casos.

A viral mais comum é a causada pelo vírus das hepatites A, B, C, mas só as hepatites B / C podem causar infecção crônica e prolongada, cirrose, insuficiência hepática e também câncer hepático.

Há cerca de 500 milhões de pessoas infectadas com o vírus da hepatite B ou C pelo mundo, isso é dez vezes mais do que o número de pessoas infectadas com o vírus HIV, levando ao óbito1,5 milhão de pessoas por ano. 

O médico fará o diagnóstico a partir dos fatores de risco associados à hepatite, confirmando com exames laboratoriais e às vezes sendo necessária até uma biopsia hepática. 

SINAIS E SINTOMAS
- Icterícia. 
- Fadiga. 
- Dor abdominal. 
- Falta de apetite. 
- Diarreia, náuseas ou vômitos. 
- Febre. 
- Dor de cabeça. 
- Pode haver urina de coloração escura (cor de Coca-Cola). 
- Fezes de coloração esbranquiçada (tipo massa de vidraceiro). 
- Algumas pessoas podem não apresentar sintomas.

SAIBA MAIS
- Na hepatite A o vírus é eliminado nas fezes e seu modo de transmissão é por ingestão de água e/ou alimentos contaminados.
- A hepatite B é transmitida através do uso compartilhado de seringas e agulhas, relação sexual sem preservativo, acidentes pérfuro-cortantes e durante o parto.
- O modo de transmissão do tipo C é semelhante ao do vírus B, porém a transmissão durante o parto é bem menor.
- Use água tratada ou fervida.
- Lave bem legumes, frutas e verduras.
- Lave bem as mãos após usar o toalete e antes de preparar os alimentos e de se alimentar.
- Não compartilhar seringas e agulhas.
- Use preservativo nas relações sexuais.
- Acompanhamento pré-natal para aconselhamento adequado e prevenção da transmissão.
- Evite o uso abusivo de álcool, medicamentos e drogas.

Outros tipos de vírus que menos frequentemente afetam o fígado e causam hepatite são: o citomegalovirus; Epstein-Barr vírus, herpes vírus; parvo vírus e adenovírus.

Dez porcento dos adultos contaminados evoluem para a cronicidade.
- Em recém-nascidos infectados durante o parto a taxa chega a 90%, por isso a importância do acompanhamento pré-natal e da vacinação. 
- Existe a vacinação para vírus das hepatites A e B;

Na presença dos sintomas procure o médico gastroenterologista ou hepatologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;