Setecidades Titulo
Polícia Ambiental autua duas madeireiras na região
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
26/10/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Duas madeireiras de São Bernardo foram autuadas ontem pela Polícia Ambiental, durante operação comandada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente para fiscalizar madeira procedente da Amazônia. Cerca de 60 m³ do material foram apreendidos.

A região teve quatro pontos visitados: três em São Bernardo e um em Diadema. Dois estabelecimentos estavam em desacordo com as determinações de comercialização e estoque do produto, estabelecidas pela legislação e pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Os pontos autuados ficam na Avenida Álvaro Guimarães, bairro Planalto, e na Rua dos Vianas, região central.

O líder da operação, tenente Marcelo Robis Francisco Nassaro, explica que a madeira irregular é “guardada” com o próprio comerciante. “Ele não pode, porém, mexer no material, sob risco de responder por depositário infiel.”

MULTA
O descumprimento da lei pode levar a uma multa de até R$ 150 mil, além de processo por porte de madeira nativa. A detenção é de seis meses a um ano. O dono da madeireira do Planalto, que teve o nome preservado pela Polícia, terá de pagar R$ 22.765,842.

“Vou acionar meu advogado e recorrer dessa multa. Tenho esse comércio há 25 anos e não sabia que tinha de ter autorização do Ibama para armazenar madeira em meu estoque. Vou procurar legalizar tudo”, disse o comerciante autuado.

Na lista de madeiras apreendidas, constavam lotes de cedrinho, melancieira, champanhe, piquiá e currupixá. Todas são madeiras nativas da Amazônia, que devem ser registras e controladas.

A ação foi a primeira realizada no Grande ABC desde o início do trabalho sob a responsabilidade da secretaria, em setembro. “A região não representa uma preocupação para o governo, apesar do setor moveleiro ser forte por aí”, disse o tenente Nassaro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;