Nacional Titulo
Revista britânica compara Roraima à Iugoslávia
Do Diário OnLine
Com Agências
16/01/2004 | 11:22
Compartilhar notícia


A revista britânica The Economist comparou, na edição desta semana, o Estado de Roraima à Iugoslávia. O motivo é o conflito gerado por índios e fazendeiros da região brasileira contrários à homologação da área indígena Raposa Serra do Sol, na fronteira com a Guiana e a Venezuela.

Segundo a reportagem, a decisão do governo federal em prosseguir com a homologação “dividiu completamente” o Estado, cenário que mais se parece com a Iugoslávia do que com o Brasil. “Boa Vista (capital) tem um clima etnicamente carregado, mais característico dos Bálcãs do que do Brasil”, diz o texto da revista intitulado “As guerras indígenas da Amazônia”.

A reserva indígena abrange dois municípios (Uiramutã e Pacaraima), plantações de arroz e algumas fazendas. Das 19 mil pessoas que moram na localidade, 7 mil são não-índios. Caso a área fosse homologada em forma de ilhas, as cidades e as propriedades particulares ficariam de fora. Com a homologação contínua, entretanto, tudo terá de ser remanejado e os não-índios serão retirados da região.

Além dos protestos de fazendeiros, algumas entidades indígenas também são contrárias à homologação por acreditar que ela poderá gerar um "gigantesco e sangrento" conflito com os não-índios. A Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur) argumenta ainda que os indígenas não querem ser isolados na aldeia e privados do desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;