Política Titulo
MP quer bloquear bens de Maluf
Do Diário do Grande ABC
25/07/2000 | 00:20
Compartilhar notícia


O Ministério Público Estadual ingressou segunda no Fórum da Fazenda Pública com pedido de indisponibilidade dos bens do ex-prefeito e candidato Paulo Maluf (PPB). A medida integra açao civil proposta pela Promotoria da Cidadania na qual Maluf, o ex-secretário de Vias Públicas e Obras Reynaldo de Barros, agentes públicos e empreiteiras sao acusados de fraudar uma das mediçoes da obra do Túnel Ayrton Senna, no Ibirapuera.

Também sao acusados na açao e podem ter os bens bloqueados os técnicos da Empresa Municipal de Urbanizaçao Carlos Takashi Mitsuse e Reinaldo José Barbosa Lima, o engenheiro Célio Rezende Bernardes e as empresas CBPO e Constran.

A açao tem como base perícia realizada por órgao do MPE. O laudo concluiu que a 72ª mediçao do túnel foi irregular, "provocando dano ao erário público da ordem de R$ 5.894.154,22 na base econômica de maio/2000".

A mediçao suspeita foi realizada no período de 1º a 31 de julho de 1996. O engenheiro da Emurb José Luiz de Godoy e Vasconcellos, em depoimento ao promotor Luiz Sales do Nascimento, contou que se negou a assinar a mediçao. Ele disse que foi pressionado por Reynaldo, mas manteve sua posiçao. Foi o próprio Reynaldo que assinou a mediçao de valor superior.

Os promotores da Cidadania acusam Maluf e Reynaldo de ter cometido ato de improbidade administrativa (mau uso de dinheiro público) por liberar o pagamento superfaturado.

Para que sejam bloqueados os bens de Maluf e dos demais acusados, a promotoria requereu que a Justiça quebre seus sigilos fiscais. No mérito da açao, o MPE pretende que os réus sejam obrigados a devolver o prejuízo causado à Emurb e a pagar multa de até duas vezes o dano, tenham os direitos políticos suspensos de cinco a oito anos e sejam proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais por cinco anos.

O processo será distribuído para uma das varas da Fazenda Pública. O juiz deverá decidir entre quarta e quarta-feira se atende ao pedido da promotoria e determina o seqüestro dos bens dos acusados. A medida pode ser feita sem que os acusados sejam ouvidos.

De acordo com o promotor da cidadania Luiz Salles do Nascimento, a açao é resultado da primeira investigaçao sobre as irregularidades nas obras do túnel Ayrton Senna. "As investigaçoes vao continuar", reitera o promotor.

Armaçao - Ao ser informado da açao proposta pelos promotores da Cidadania do Ministério Público, Maluf contestou a acusaçao, alegando que tudo nao passa de "mais uma armaçao política". "A açao do Ministério Público proposta na data de hoje (segunda) é mais uma armaçao política sem nenhum valor jurídico, típica de véspera de eleiçoes", reiterou.

Segundo Maluf, os túneis que inaugurou foram contratados na gestao Jânio Quadros, mediante concorrência pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;