Cultura & Lazer Titulo
Colunista colombiana acusa Paulo Coelho de plágio
Por Da AFP
13/06/2005 | 13:55
Compartilhar notícia


A psicóloga e colunista colombiana Gloria Hurtado acusou o escritor Paulo Coelho de ter plagiado um texto seu, escrito a partir de uma experiência com um paciente. Hurtado disse à Rádio Caracol que em abril passado leu um texto do brasileiro numa revista colombiana e descobriu que era um plágio de sua coluna no jornal El País.

A psicóloga garante que Paulo Coelho fez uma pequena modificação no título e "clonou" parágrafos inteiros do texto original, o que qualificou de um "delito grave e falta de ética".

"Minha coluna se chama 'Cerrando círculos' e a dele 'Cerrando ciclos' (Fechando círculos e Fechando ciclos). Acredito que ninguém pode se enganar desta maneira. Além disso, ele pegou a idéia central e reproduziu trechos ao pé da letra".

Hurtado garante que o texto de Paulo Coelho segue a mesma seqüência da sua coluna e reproduz inclusive frases de sua autoria e parágrafos escritos após um trabalho de pesquisa. A colunista admitiu que até sentiu orgulho de ser plagiada por Paulo Coelho, mas decidiu finalmente denunciar o caso.

A colunista deu a entender que não pretende processar o escritor brasileiro, mas lembrou que esta não é a primeira vez que Paulo Coelho é envolvido em denúncia de plágio.

"Já ouvi que Paulo Coelho faz isto. Recentemente, um jornalista me disse que 'O Alquimista' é um plágio de uma obra de Jorge Luis Borges. Não sei se é verdade, mas comigo aconteceu mesmo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;