Palavra do Leitor Titulo
Criança é primavera

Chegou a primavera, veio outubro e está aí o Dia das Crianças...

Dgabc
11/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Chegou a primavera, veio outubro e está aí o Dia das Crianças. Primavera, tempo de renovação, de vida que desabrocha, de esperança de tempos melhores. Isso tudo não e sinônimo de criança? A criança é a única esperança de que o ser humano tem de ser melhor, ter um mundo sem violência, com mais Saúde, Educação e meio ambiente preservado, de aprendermos a cuidar melhor da natureza, para que haja perspectiva de futuro.

E o mundo precisa de muitos e muitos meninos para ensinarem aos homens que podemos e devemos salvar a natureza. Se os adultos de hoje souberem cuidar de nossos meninos e meninas, proporcionando educação decente e vida digna, com bons exemplos - nada a ver com o que vemos, hoje, em nossa sociedade, em nossa política - as nossas crianças terão perspectiva de poder lutar por mundo melhor amanhã. Mas temos que começar agora.

Não queria dar brinquedos de presente, apenas, para as crianças, no seu dia. Queria poder dar, para as crianças de hoje e de amanhã, rios vivos, limpos e claros, ar puro, alimento sem contaminação de agrotóxicos e produtos químicos, estações definidas, climas amenos, natureza preservada.

No entanto, não posso evitar que nossas crianças vejam desastres ecológicos por desrespeito à natureza, violência e falta de moral, falta de humanidade e de consciência, decorrentes da ganância, da falta de responsabilidade e de respeito ao ser humano e ao planeta em que vivemos e da miséria.

Os adultos, todos, até os donos do poder - principalmente eles, talvez - deviam ser mais crianças, para serem mais honestos, mais responsáveis, mais humanos. E quanto às crianças, se eu pudesse dar-lhes conselho, pediria que crescessem, sim, mas que não se transformassem em ‘gente grande': que fossem apenas ‘gente'. E que nunca, jamais, deixassem morrer a criança dentro de seus corações, seja qual for a idade que tenham.

Pois é da criança que emana vida, alento, felicidade, poesia. É isso que brota de mãos pequeninas e faísca de olhos de luz de pequeninos seres que chegam a este mundo, que temos o dever de tornar melhor para que eles tenham futuro melhor que o nosso.

Pequeno grande mundo, que pode ser mais feliz, pois enquanto houver criança, teremos a certeza de que Deus ainda tem alguma confiança no ser humano...

Luiz Carlos Amorim é coordenador do Grupo Literário A Ilha e editor de livros e de conteúdo do portal Prosa, Poesia & Cia.

Palavra do Leitor

Cesky Krumlov

Gostei muito da reportagem sobre Cesky Krumlov (Turismo, dia 30/8). Por coincidência estava com viagem marcada para lá em setembro e conferi todas as dicas publicadas. Ao chegar ao hotel (The Old Inn) até mostrei o caderno Turismo para a recepcionista, que ficou toda orgulhosa de sua cidade estar na capa do caderno de um jornal brasileiro. Achei um lugar encantador, um dos que mais me chamaram atenção na Europa. Não me cansava de tirar fotos, parecia que cada ângulo desvendava uma vista mais deslumbrante que a outra. Parabéns pela reportagem!

Tatiana Pereira

Santo André

Telhada

Num momento crítico vivenciado pela nossa importante Polícia Militar, em especial em relação à atuação da Rota, gostaria de manifestar a minha alegria pela eleição ao cargo de vereador na Capital do ex-comandante desse grupamento, o coronel Paulo Adriano Telhada. Parabéns, guerreiro! Que você tenha muita sorte nessa sua nova missão, e que seja ‘exemplo' de boa liderança e importante aos demais vereadores. Faça uso desse cargo público, não apenas em defesa dos integrantes da nossa Polícia Militar, mas também em defesa de toda uma sociedade. Antonia Liberalino Bitu

São Bernardo

Venezuela

O presidente Hugo Chávez, grande líder da América Latina, acaba de ser eleito pelo povo venezuelano para outro mandato. O candidato oposicionista, Henrique Capriles, elegantemente reconheceu a derrota e a lisura do pleito. A Venezuela vive tempo de paz e liberdade, com eleição democrática e livre, apuração transparente e fiscalização internacional, congresso regular e oposição atuante. Mesmo assim, pessoas que se julgam mais católicas que o papa vivem criticando a ‘ditadura' venezuelana. Bom seria se toda ditadura fosse assim.

Gilberto Tadeu de Lima

São Caetano

Emporcalharam

Que sujeira eleitoral! Não! Por favor não pensem que estou falando das ‘mazelas' dos nossos ‘nobres' políticos. Refiro-me ao descaso das administrações, responsáveis pela limpeza das montanhas de papel, jogadas pelos políticos cada vez mais sujos da nossa região, nesta pobre demonstração de incivilidade das centenas de candidatos nesta eleição. E ainda dizem que ‘voto consciente' é votar nos fichas limpas, nos menos piores, nos que vão nos roubar menos. Êta povo! Acorda!

Luiz Felipe Mendes de Oliveira

Santo André

Aposentadoria

Em País onde a maioria dos aposentados ganha pouco mais que o salário-mínimo,ter um mensaleiro ganhando R$ 43 mil é um absurdo! É por essas e outras que não acredito na classe política. E viva o Brasil!

Antônio Marcos Costa

Mauá

Mensalão

O povo brasileiro deve louvar a nossa Suprema Corte de Justiça, o STF, pela verdadeira aula de democracia, no julgamento da ação penal 470 ou Mensalão. No meu entender, o que está sendo julgado não são somente os réus por seus crimes, e sim a própria Justiça. A sociedade brasileira estava ansiosa para saber se a Justiça tinha independência e coragem para julgar ‘figurões' da política ligados ao governo da República. Parabéns ao STF pela verdadeira aula de direitos e deveres a todos os brasileiros.

Edgard Gobbi

Campinas (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;