Esportes Titulo
Brasileiros querem quebrar tabu em Mundial
Por Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
24/08/2007 | 07:19
Compartilhar notícia


Os atletas brasileiros entram em ação no Mundial de Atletismo, que começa nesta sexta-feira e vai até o dia 2, em Osaka (Japão), a partir das 19h (horário de Brasília), em busca de títulos e índices para a Olimpíada de Pequim (2008). Além disso, os brasileiros querem quebrar um tabu de nunca terem faturado um ouro na competição.

A última medalha conquistada foi no revezamento 4 x 100 metros, com André Domingos, Édson Luciano, Vicente Lenilson e Cláudio Roberto, em Paris (2003). O recordista em medalhas é o velocista Claudinei Quirino, com duas de prata e duas de bronze.

A delegação brasileira desembarcou com 43 atletas (21 homens e 22 mulheres), porém, tem alguns desfalques. Os maratonistas Vanderlei Cordeiro de Lima e Franck Caldeira, campeão pan-americano, não viajaram à Ásia para se recuperarem da maratona do Pan no Rio. Outro que ficará de fora é o fundista Marílson Gomes dos Santos, que pediu dispensa para descansar.

Um dos maiores destaques da equipe brasileira é o triplista Jadel Gregório, da BM&F/São Caetano, dono do melhor salto da temporada (17,90 metros). O maior rival de Jadel, o sueco Christian Olsson está fora do Mundial por causa de uma lesão no tornozelo esquerdo.

Os atletas José Teles de Souza e Geovane de Jesus disputam a maratona. Teles é o segundo no ranking brasileiro na modalidade, com 2h14min19s, mas deseja baixar a marca para garantir seu lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Os demais atletas que estréiam nesta sexta-feira são: Lucimara Silvestre, no heptatlo; Sabine Heitling e Zenaide Vieira, da BM&F/São Caetano, na preliminar dos 3.000 metros com obstáculos; Hudson de Souza, da BM&F/São Caetano, na classificatória dos 1.500 metros; Vicente Lenilson, da Brasil Telecom/São Bernardo, José Carlos Moreira e Sandro Viana, na preliminar dos 100 metros.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;