Memória Titulo
Jovani de Lima, para sempre...

Justiça Desportiva de Futebol de São Bernardo ganhou, esta semana, o nome do advogado Jovani de Lima

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Justiça Desportiva de Futebol de São Bernardo ganhou, esta semana, o nome do advogado Jovani de Lima, em solenidade realizada na Liga local.

Jovani de Lima (Itabuna, BA, 10-5-1939 - São Bernardo 19-3-2010) é da turma de 1969 da Faculdade de Direito de São Bernardo. Foi líder sindical, trabalhou em banco e indústrias, criou seu escritório de advocacia, hoje administrado pela filha Patrícia, também advogada, mas, principalmente, jogou futebol e presidiu a Justiça Desportiva da Liga de Futebol de São Bernardo nos últimos 20 anos de sua vida

Amava o futebol e o seu Esporte Clube DER, que presidiu por longos anos. O acervo fotográfico que deixou é precioso. Ele aparece sempre sorridente, ora ao lado do prefeito, ora ao lado dos companheiros do futebol.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A história do rádio em São Paulo: quando surgiu a primeira emissora, os primeiros radialistas, os primeiros programas (parte 2). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: pianista Claude Hopkins, cantora Nancy Wilson e conjunto vocal The Four Freshmen; amanhã: cantor Bobby Darin. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Na Semana da Pátria, o segundo programa sobre Dom Pedro I. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Homenagem a Ary Fernandes e Dorina Nowill. Ary Fernandes foi dramaturgo, ator, produtor e cineasta. Criou, produziu e dirigiu o primeiro seriado da TV brasileira, O Vigilante Rodoviário. Dorina de Gouvêa Nowill criou a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que tantos serviços vem prestando no Brasil. Ary Fernandes e Dorina Nowill faleceram domingo passado, ele aos 79 anos, ela aos 91. Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h. Amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Roberto Carlos canta Se você pensa (composição do próprio Roberto em parceria com Erasmo Carlos); Tony Campello, Querida Suzie (versão de Sérgio de Freitas, residente em São Bernardo); Ronnie Von, Belinha (de Toquinho e Vitor Martins). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Homenagem aos governantes de Ribeirão Pires entre 2001 e 2004, tempo da prefeita Maria Inês e do vice Jair Diniz. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.


Trabalhadores
Nasce em 4 de setembro:
1925 - Antonio Ferrasoli, natural de Rio das Pedras (SP). Servente da Usina Colombina, de São Caetano. Residia à Rua Luiz Gama, nº 1.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIO PAULISTA

Santa Rosa de Viterbo. Elevado a município em 1910, quando se separa de São Simão.

TV
Canal Brasil homenageia hoje o cineasta Ary Fernandes, que faleceu em 29 de agosto último. Serão apresentados quatro episódios do primeiro seriado da televisão brasileira, O Vigilante Rodoviário, por ele produzido, a partir das 9h, seguidos de uma versão em longa-metragem da série.

Episódios selecionados: Aventura em Ouro Preto; Terras de ninguém; Rapto do Juca; Bola de meia.

Crônica de São Bernardo
Texto: Benjamin Versolato
A casa em que nasci foi demolida. Se existisse ainda ficaria ao lado do shopping Metrópole. O espaço deu lugar ao campo de futebol do Vila Baeta FC. O clube disputou suas partidas por muitos anos neste campo. Mais tarde a área foi também loteada, vendida e transformada na selva de pedra que é hoje. Sem o campo, o clube perdeu a força que tinha no futebol de São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 4 de setembro de 1980

Manchete - PDS obtém maioria para aprovar emenda sobre a prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores

Trabalho - Servidores municipais de São Bernardo pedem maior segurança em serviços insalubres, como remoção de entulhos e limpeza de galerias.

Humor - Ronald Golias estréia o show "Circuito Fechado" no Teatro Municipal de Santo André.

Polícia - Briga de vizinhos acaba em morte em São Caetano.


EM 4 DE SETEMBRO DE...

1850 - Promulgada a Lei Eusébio de Queirós (ministro da Justiça), que estabelece medidas de repressão ao tráfico de africanos para o Brasil.

1910 - Nasce, em São Simão, o poeta Luiz Gubitoso, radicado em Mauá.

1960 - Coberto o primeiro pavilhão da Cidade dos Meninos Maria Imaculada, em Santo André.

1970 - Salvador Allende eleito presidente do Chile. Torna-se o primeiro socialista marxista eleito democraticamente na América Latina.

SANTOS DO DIA

Rosália, Moisés e Vitalício. Na estampa, Santa Rosália. Viveu em Palermo, Itália. Faleceu com 30 anos de idade. É venerada como a padroeira da cidade.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Falecimento

João Zussa, nascido no interior de São Paulo e com família constituída no interior do Paraná, tinha muito medo da cidade grande. As notícias de criminalidade que chegavam a Maringá e a Xambrê, onde viveu, assustavam. Os nove filhos eram menores, tinham planos e outra visão de São Paulo, Capital. Mas o pai não aceitava a ideia de mudança, mesmo com as dificuldades enfrentadas na zona rural.

Maria Aparecida, a primeira filha, tão logo completou 18 anos, decidiu aventurar-se e mudou para São Caetano. Aqui chegou em 25 de fevereiro de 1975. Sete meses depois, após uma geada brava registrada no sítio em que os familiares residiam, convenceu-os a acompanhá-la. E aqui a família reencontrou-se, em setembro de 1975.

João Zussa foi para a fábrica. Uma rápida passagem como faxineiro na Bombril, depois mais três anos na Colgate. Não conseguiu aposentar-se com um salário decente. Não tinha o tempo de trabalho devidamente comprovado, mesmo com tantos anos de labuta na roça. Passou a receber um salário mínimo apenas e não conseguiu concretizar o velho sonho de adquirir uma casa própria. Sofreu muito com isso, até o fim.

Os filhos seguiram suas vidas. Arranjaram empregos. Casaram-se. Formaram - e formam - na legião de trabalhadores do Grande ABC. E esse foi o lado bom da mudança de todos para a cidade grande.

Filho do imigrante italiano Ângelo Zussa, casado com Maria Bérgamo, João Zussa casou-se com Maria Aparecida - ele com 25 anos e ela com 16. Os sete primeiros filhos nasceram em Maringá: Maria Helena, Geni, Francisco, Cleusa, os gêmeos Osmar e Osmir, e Lourdes; as duas caçulas, Marta e Tânia, nasceram em Xambrê.

João Zussa partiu aos 83 anos. Está sepultado no Cemitério Phoenix. Deixa viúva dona Maria Aparecida, com 74 anos, os filhos, 23 netos e cinco bisnetos.

SÃO BERNARDO
João Pessolato, 91. Natural de São João da Boa Vista (SP). Dia 1º. Cemitério Santa Paula, em São Caetano.
Antonio Lidiona Rodrigues, 62. Natural de Tataíra (CE). Dia 1º. Cemitério dos Casa.
Getulio Teixeira Lopes, 60. Natural de São Bernardo. Dia 1º. Cemitério dos Casa.
Jair Atanazio, 53. Natural de Promissão (SP). Dia 1º. Cemitério Curuçá, Santo André.
Carlos Eduardo Canapi Goulart de Moraes, 41. Natural de São Paulo (SP). Dia 1º. Cemitério Paulicéia.

SÃO CAETANO
Cemitério da Cerâmica
Emília de Martini Pegorim, 90. Dia 31.
Hedwig Mumme, 89. Dia 30.
Juan Pedro Lopez Garcia, 87. Dia 2.
José Luiz Noveli, 72. Dia 30




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;