Memória Titulo
A Paróquia do Bonfim no site do Diário

"Neste ano completamos 60 anos de paróquia. Um momento importante para renovarmos nosso compromisso de fidelidade...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Neste ano completamos 60 anos de paróquia. Um momento importante para renovarmos nosso compromisso de fidelidade a Jesus Cristo".

Frei Raphael, pároco do Parque das Nações

* * *

Os 60 anos da chegada dos primeiros frades franciscanos ao Parque das Nações, em Santo André, estão sendo celebrados pela comunidade católica. Os pioneiros foram os freis Vitorio Valentini, Marino Temporin, Luciano Biasio e José Caruso, provenientes de Pádua.

A história da paróquia antecede a chegada dos franciscanos, já que foi criada em 1943. Sua primeira sede foi na Rua Suíça. E o lindo templo da Rua Oratório teve a pedra fundamental lançada pelos franciscanos, em 1950, no espaço até então utilizado como campo de futebol.

No passado, a paróquia do Parque foi a mais pobre da Arquidiocese de São Paulo. Sua humildade influiu para que fosse escolhida para receber uma réplica da imagem do Senhor do Bonfim, esculpida pelo baiano Pedro Ferreira e oferecida a São Paulo pela comunidade católica de Salvador, na Bahia.

Estas histórias já foram contadas pelo Diário. E agora estão na seção Grande ABC Memória, que entra hoje no ar.

Memória na internet - Programa 16: Os 60 anos da presença dos franciscanos conventuais no Parque das Nações. Entrevistado: frei José Raphael Júnior, pároco do Senhor do Bonfim. Editor do Diário On-Line, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

MUNICÍPIO PAULISTA

Aniversário de Cruzeiro. Recebeu este nome em 2 de outubro de 1901, mas foi elevado a município em 1871, quando se separa de Lorena com o nome Conceição do Cruzeiro.

CAPITAL BRASILEIRA

Hoje é o aniversário de Porto Velho, em Rondônia.

EM 2 DE OUTUBRO DE...

1869 - Mahatma Gandhi nasce na Índia. Libertador do seu país.

1974 - Pelé joga pela última vez com a camisa do Santos Futebol Clube. A partida foi contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro.

Rhodia, ano 90

A Rhodia está lançando um selo comemorativo e um hotsite na Internet para comemorar os 90 anos de implantação no Brasil, que serão oficialmente completados em 19 de dezembro próximo. Sua primeira unidade, a Química, de 1919, foi inaugurada em Santo André e aqui permanece. A história da empresa está em www.rhodia90anos.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 2 de outubro de 1979

Manchete - Prefeito é denunciado por corrupção. Denúncias atingiam o prefeito de Mauá. Dorival Rezende chegou a propor à Câmara Municipal o adiamento da entrega da ele do título de Cidadão Mauaense, que nasceu de projeto de resolução da vereadora Almerinda Leivina de Araújo (MDB).

Editorial - Legislativo andreense em vasilhame alheio

Transportes - Rede Ferroviária Federal aplica terceiro reajuste de tarifas em 1979.

Santo André - Prefeito Lincoln Grillo inaugurou no domingo o Cear da Praça Internacional, no Parque Novo Oratório.

São Bernardo - Mesc inaugura conjunto aquático com cinco piscinas, duas delas aquecidas.

Ribeirão Pires - Lombadas serão substituídas no sistema viário.

Sindicalismo - Cegonheiros decidem se a greve continuará.

Futebol - Santo André estréia com vitória na fase final da Divisão Intermediária: 1 a 0 no Estádio Bruno Daniel frente à Votuporanguense, gol marcado por Da Silva.

HOJE

Dia Mundial da Juventude. Dia do Repórter Fotográfico. Dia do Prefeito. Dia do Notário (escrivão público). Dia da Guiné. Dia do Anjo da Guarda.

SANTOS DO DIA

Custódio, Domingos Spadafora e Leodegário. E os santos de uma família japonesa: Yakichi.

A Igreja consagra o 2 de outubro ao culto dos Anjos da Guarda, de uma tradicional oração: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém".

Da família Yakichi, Luís, Lúcia, André e Francisco. Foram todos martirizados em 1622 durante uma perseguição contra os cristãos no Japão.

ALMANAQUE

Durval Souza Lima Filho.

Nascimento: Boquira (BA), 2 de outubro de 1954.

Vereador: Fevereiro de 2002.

Partido: PHS.

Comerciante, residente no Jardim Cristiane. Assumiu como suplente na licença de Donizeti Pereira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;