Política Titulo
Briga entre PT e PSDB excede limites
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
03/05/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


A briga entre o PT e o PSDB de São Bernardo no período pré-eleitoral superou o bom senso. Desde o fim de 2007, os partidos já moveram cerca de 60 processos, a maior parte deles referente à propaganda eleitoral antecipada: os petistas apresentaram 11 representações contra 10 do grupo tucano. Do total, apenas seis ações estão pendentes - três de cada legenda. Aas demais foram julgadas improcedentes pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

O PSDB lidera a lista de pedidos de interpelação judicial contra candidatos da oposição. Segundo o advogado do bloco governista, Alberto Rollo, os tucanos foram responsáveis por cerca de 40 acusações.

Metade das ações, esclarece Rolo, foi feita até dezembro. "Cerca de 20 processos vêm do ano passado. Neste ano, entramos com mais 20 ações. Metade delas envolve faixas, outdoors, muros pintados, entre outras propagandas que entendemos irregulares em ano eleitoral."

Desde o início do ano, o PT se empenhou em empatar o jogo com os adversários. "Eles também ingressaram com uma média de 20 processos contra nós", admite Rollo.

O advogado dos petistas, Marcos Moreira, assegura que a tendência é aumentar essa conta. "Existe ainda uma ação de investigação eleitoral proposta pelo PT em face ao prefeito (William Dib-PSB, que faz parte do bloco do PSDB) por abuso do poder econômico em razão da colocação de outdoors na cidade (referente às prestações de contas )", adianta o especialista.

Dor de cabeça - O último problema que o PT enfrentou com a Justiça Eleitoral envolveu a bancada da Câmara. Há três semanas, os quatro vereadores, todos pré-candidatos à reeleição, espalharam cerca de 25 outdoors com foto para anunciar o evento do Dia do Trabalho - comemorado na última quinta-feira, no Paço.

Por conta da interpelação do PSDB, os parlamentares tiveram de retirar a publicidade em 48 horas.

O vereador Wagner Lino também teve de apagar muros que pintou em defesa da campanha da Central Sindical de redução da jornada de trabalho.

O pré-candidato tucano a prefeito, Orlando Morando, vivenciou impasse similar nesta semana. A Justiça determinou que o deputado estadual removesse, em dois dias, cerca de 20 faixas afixadas na cidade divulgando a prestação de contas de seu mandato. Os petistas também alertaram a Justiça sobre faixas atrelando a imagem do deputado à administração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;