Setecidades Titulo
Eneap conta com profissionais de referência
Por Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
03/06/2005 | 08:12
Compartilhar notícia


A quarta edição do Eneap (Encontro Nacional dos Estudantes de Administração Pública), que será realizada de 14 a 17 de julho em Santo André, já recebeu a confirmação de várias personalidades que são referência no assunto. Dentre elas estão o líder do governo no Senado Aloizio Mercadante (PT-SP), a assessora especial da Presidência da República, Miriam Belchior, e a secretária Nacional de Assuntos Jurídicos do PV, Vera Motta. Por Santo André são presenças garantidas o prefeito João Avamileno, a vice, Ivete Garcia, o presidente da Câmara, Luiz Zacharias (PL), o secretário de desenvolvimento econômico, Jeroen Klink, o ex-vereador e professor da UniA (Centro Universitário de Santo André) Klinger Luiz de Oliveira Sousa, a professora, também da UniA, Sílvia Regina Costa, bem como o diretor da instituição, Jaime Guedes.

Segundo um dos coordenadores do evento, Sérgio Narciso, quase todos os prefeitos do Grande ABC deverão participar do encontro que ocorrerá na prefeitura de Santo André, uma das organizadoras do encontro juntamente com a UniA. O Diário e o hotel Quality Suítes, de Santo André, também apóiam o evento.

Esta edição traz duas novidades. Uma delas é a abertura para a participação de gestores locais, ou seja, pessoas que tenham algum vínculo com o poder público. A segunda é que a discussão, até então focada somente no gestor público, será estendida para o gestor e seu relacionamento com a administração pública em si.

"Ao término de cada encontro, os próprios estudantes escolhem a sede da próxima edição. Dessa forma, no ano passado, em Belo Horizonte, local do terceiro encontro, Santo André foi destacada. Isso é um reconhecimento do bom trabalho que vem sendo feito aqui", disse Narciso. Para Terezinha Pinto, que também integra a comissão organizadora, a discussão de temas ligados à Gestão Pública é de fundamental importância a todas as pessoas, uma vez que a política está presente na vida de todos. "Nós respiramos política, fazemos política, e tanto o curso quanto o encontro abrem novas perspectivas para que se entenda melhor o assunto e a cidade como um todo."

Como reforçou Edson Chocolate, outro coordenador do evento, a intenção é proporcionar a discussão de vários temas como planejamento das cidades, regionalização, políticas públicas, entre outros, além da troca de experiências. "Esta cadeira tem se fortalecido no país nos últimos anos, embora tenhamos escolas que tratem do tema há várias décadas, como a Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais, e a Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo."

Segundo ele, o aumento de interesse demonstra maturidade do país e também uma nova concepção das pessoas. "O tema gestão pública interessa, não somente ao setor público, mas também a todos aqueles que prestam, ou que pretendam prestar algum tipo de serviço ao poder público, bem como a servidores e aqueles que almejam passar nos vários concursos realizados pelo governo, como embasamento teórico."

São duas as opções de pacotes para participar do 4º Eneap. A primeira é com inscrição para os quatro dias, hospedagem e refeições, que sai por R$ 160. A segunda não dá direito às refeições e custa R$ 100. As inscrições podem ser feitas pelo site www.iveneap.com.br, pelo email contato@iveneap.com.br ou ainda pelo telefone (11) 4435-8899 /ramal 231. A participação dará direito a certificado. As inscrições vão até 14 de julho e são esperadas cerca de 350 pessoas da região e de outras partes do país.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;