Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que existem pessoas canhotas?

Cérebro é dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo, que respondem pelo outro lado do corpo

Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
01/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


A dominância cerebral é o que determina se a pessoa será destra (escrever com a mão direita) ou canhota (quando utiliza a mão esquerda). Dependendo de qual lado é o mais ativo a pessoa utiliza melhor o outro. O hemisfério direito, que controla o lado esquerdo do corpo (mais ativo nos canhotos), também gerencia atividades como organização espacial, habilidade matemática e armazenamento das experiências pela memória. Já o desenvolvimento do hemisfério esquerdo do cérebro nos destros estimula emoções, a fala, o reconhecimento de imagens e a criatividade artística e musical.

A verdade é que toda criança antes dos 2 anos é ambidestra, ou seja, tem habilidades com as duas mãos. Depois, com o passar dos anos, ela vai demostrar se é pelo direito ou esquerdo que tem mais predisposição. Personalidades como o surfista Gabriel Medina, o cantor Justin Bieber, a atriz Scarlett Johansson (a Viúva Negra do filme dos Vingadores) e a jogadora de futebol Marta são alguns que fazem parte do time dos canhotos.

Geralmente, o hemisfério (ou seja, o lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever etc. Já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade. A dominância por um lado é hemisférica, então braços e pernas devem funcionar da mesma forma (não havendo regra).

Outro detalhe que vale a pena mencionar é que mesmo se uma pessoa for destra isso não a impede de aperfeiçoar os movimentos com a mão contrária. Mas isso requer muito treino. Um bom exemplo são as pessoas que por algum acidente ou doença têm algum membro amputado, e que conseguem fazer tudo o que faziam com a mão direita com a esquerda, ou vice-versa, ou ainda por meio dos pés, na ausência dos membros superiores.

Estima-se que cerca de 90% da população mundial seja destra e que 10% seja canhota;

Canhotos sofrem mais por falta de instrumentos como abridores de latas, tesouras e afins. Ausência de carteira adaptada na escola também pode ser um problema.

Consultoria de Carlos Augusto Takeuchi, neurologista pediátrico do Sabará Hospital Infantil, de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;