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Transporte público na Copa do Mundo

Neste ano, o governo federal discutirá, em conjunto com os Estados e municípios, os investimentos a serem realizados nas cidades que sediarão a Copa

Cristina Baddini
17/07/2009 | 00:00
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Neste ano, o governo federal discutirá, em conjunto com os Estados e municípios, os investimentos a serem realizados nas cidades que sediarão a Copa do Mundo 2014. Uma excelente oportunidade para discutir o problema da mobilidade urbana que atinge as maiores cidades do Brasil.

A Copa da Alemanha atraiu cerca de 2 milhões de turistas estrangeiros, o que criou uma grande população flutuante nas cidades. A Copa de 2014 vai trazer quase 1 milhão de torcedores e atrairá os olhares do mundo para o País.

Fora dos dias e horários dos jogos, os destinos dos turistas serão variados. Nesta lógica podemos identificar vários desafios que os sistemas de transportes precisam enfrentar como aumentar a capacidade e melhorar o nível dos serviços, sem onerar o custo da tarifa para os usuários cotidianos.

Problemas

Nossas grandes cidades enfrentam graves problemas relacionados aos congestionamentos, cuja principal causa é a baixa oferta e qualidade dos transportes públicos decorrente da precariedade da infraestrutura. Os ônibus urbanos são responsáveis pelo atendimento atual de cerca de 95% da demanda por transporte coletivo nas cidades brasileiras. Entretanto é muito baixa a oferta de corredores exclusivos ou mesmo faixas preferenciais para ônibus na maioria das nossas cidades e as que existem estão muito aquém das necessidades reais.

Portanto, a questão da logística das pessoas que participarão do evento ainda é preocupante. Além das exigências feitas pela Fifa para sediarmos o evento, o país será uma vitrine iluminada pelos holofotes do resto do mundo e terá, assim, que mostrar as soluções para as demandas e cobranças que virão.

 Seminário da NTU

Pensando nessas questões, a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) realizou nesta semana, em conjunto com a Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), a Feira Transpúblico 2009 e o Seminário Nacional NTU cujo tema central foi Transporte Público na Copa do Mundo.

Na oportunidade, a NTU apresentou um estudo técnico que compara as características dos diferentes modais de transporte, fomentando um debate construtivo sobre o assunto. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, salientou que já estão previstos recursos da ordem de R$ 4 bilhões para a melhoria do transporte público nas cidades no chamado "PAC da Copa do Mundo".

Projetos

Em função do curto prazo - até 2013 os novos serviços terão que estar em operação - os sistemas de ônibus urbanos de grande capacidade se constituirão na principal alternativa de mobilidade urbana, segundo o superintendente da NTU, Marcos Bicalho.

No seminário, o ex-governador do Paraná e urbanista Jaime Lerner mostrou um estudo em que os sistemas chamados de BRTs (bus rapid transit, em inglês; sistemas de ônibus rápidos, em portugês) que se caracterizam pelo uso de ônibus de grande capacidade circulando em corredores exclusivos, seja utilizando veículos de piso baixo ou estações de plataforma elevada, são os mais apropriados para as metrópoles brasileiras.

Fica assim registrada a esperança de que a Copa do Mundo de 2014 seja a alavanca propulsora da melhoria da qualidade de vida de milhões de cidadãos brasileiros que hoje enfrentam a batalha diária dos deslocamentos urbanos.




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