Setecidades Titulo Ensino Superior
Cursos da área de Saúde se destacam no Enade

Dos 45 bacharelados da região avaliados no ano passado, somente seis foram reprovados

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
19/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Cerca de 77% dos cursos da área de Saúde ofertados por instituições de Ensino Superior do Grande ABC alcançaram índice satisfatório no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2016. Segundo o balanço divulgado no início do mês pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos 45 cursos examinados na região, 35 alcançaram o desempenho exigido pelo MEC (Ministério da Educação), ou seja, nota acima de 3 em uma escala que vai de 1 a 5, sendo considerados insatisfatórios aqueles com índices 1 e 2.

Entre as graduações avaliadas na região, destaque para os cursos de Farmácia e de Fisioterapia noturno da Faculdade de Medicina do ABC, que alcançaram nota 5, média máxima do Enade. A instituição de ensino conquistou ainda nota 4 nas graduações em Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia vespertino.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Sonia Hix, um dos grandes diferenciais trabalhados na graduação são as atividades de extensão, que inserem os alunos no campo assistencial. “Desde 2014, temos enfatizado na grade curricular o perfil clínico do farmacêutico, com foco nas doenças mais prevalentes, nas políticas públicas de Saúde e na atuação prática do profissional. Nossa ideia é inserir os alunos na realidade assistencial brasileira e, para isso, temos participado anualmente de campanhas importantes, como Farmacêuticos Contra a Dengue, Zika e Chikungunya, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, Campanha Nacional de Fotoeducação e Setembro Vermelho, que reforça a importância da prevenção das doenças cardiovasculares”, detalha a coordenadora.

Outros cinco cursos ministrados na região conquistaram avaliação 4 no Enade 2016: Serviço Social, da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano; Farmácia e Educação Física, ambos da Metodista; e Fisioterapia, da Universidade Anhanguera, campus de São Bernardo.

Entre os cursos considerados deficientes, de acordo com o resultado da avaliação, seis da região obtiveram nota 2. São eles: Nutrição, da Faculdades Integradas Coração de Jesus; Enfermagem e Nutrição, da Fama (Faculdade de Mauá); Serviço Social, da Faculdade Tijucussu, em São Caetano; Medicina Veterinária, da Universidade Anhanguera, campus de Santo André; e Biomedicina, da Universidade Anhanguera, campus de São Bernardo.

No relatório divulgado pelo Inep ainda constam 24 cursos com nota 3 e outros quatro que não tiveram conceito por falta de alunos no dia da aplicação das provas.

Em 2016, o Enade examinou 1.821 alunos da região em 17 áreas de ensino. Foram avaliados cursos nas áreas de Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Zootecnia; Tec. em Agronegócio; Tec. em Estética e Cosmética; Tec. em Gestão Hospitalar e Tec. em Gestão Ambiental.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;