Política Titulo
Senador da oposição pede pressa para julgamento do 'caso Renan'
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
13/08/2007 | 17:47
Compartilhar notícia


O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) defendeu nesta segunda-feira a necessidade de o Conselho de Ética do Senado julgar o mais rápido possível o destino político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A terceira representação contra Renan será analisada quinta-feira  pela Mesa Diretora da Casa.

Segundo Dias, a representação deverá ser encaminhada ao Conselho de Ética do Senado. O senador paranaense vai presidir a reunião de quinta, uma vez que o 1º vice-presidente, Tião Viana (PT-AC), estará em seu Estado para cumprir uma série de compromissos.

“A demora não só desgasta a instituição como compromete os trabalhos”, comentou Dias. “Nós, da oposição, tivemos que obstruir os trabalhos, mesmo sabendo dos riscos que isso representa perante a opinião pública. Temos que encerrar essa história o mais rápido possível.”

O senador tucano disse acreditar que, assim que receberem o resultado da perícia dos documentos sob análise da PF (Polícia Federal), os relatores da representação terão condições de concluir as investigações e apresentar o relatório para análise do Conselho. Dias informou que os peritos deverão entregar os documentos sexta-feira.

A representação diz respeito à análise das denúncias de que Renan Calheiros teria recebido recursos de um funcionário da empresa Mendes Júnior para pagar uma pensão informal de R$ 12 mil à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

Para o 1º vice-presidente da Casa, Tião Viana, a confirmação do empresário alagoano João Lyra de que Renan usou ‘laranjas’ para adquirir veículos de comunicação no Estado ‘agudiza’ a crise no Senado. Lyra foi sócio de Renan em tais empreendimentos. Viana disse que os senadores devem conduzir o processo com serenidade. “Existe uma posição de trincheira da oposição de emparedamento do presidente do Senado para que ele renuncie”, afirmou Viana.

Diante da atitude da oposição, lembrou Viana, “o papel da base do governo é trabalhar para que os senadores tenham serenidade e evitem um descompasso nas investigações entre o que é o julgamento político, que já condenou o presidente Renan Calheiros, do que é o julgamento jurídico”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;