Elas fazem parte da mesma tribo. Apesar de urbanas, adoram se fantasiar de aventureiras. Não abrem mão de usar apliques plásticos para parecerem mais robustas e não saem da garagem sem calçar pneus de uso misto. A mais nova integrante dessa turma é a recém-lançada Hoggar Escapade cabine simples, que neste comparativo chamou para a briga as estendidas Saveiro Cross e Strada Adventure Locker.
Logo de cara, a representante da Peugeot mostra as garras. Partindo de R$ 43,2 mil, oferece bom custo-benefício, com direção hidráulica, ar-condicionado, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas de série. Air bag duplo é opcional (R$ 1.700). Freios ABS, porém, não estão disponíveis.
A guerreira da Volks não fica muito atrás. Tem preço sugerido mais baixo que a Hoggar (R$ 42.380), mas não tem ar-condicionado de fábrica, mimo opcional que custa R$ 2.880 - elevando o valor para R$ 45.260. Bolsas infláveis e ABS são opcionais (R$ 2.030). Ponto positivo: É a única com sensor de estacionamento e capota marítima de série.
A Strada, por sua vez, derrapa. É a mais cara, R$ 47.240, sem entregar nada a mais que as concorrentes, a não ser o Locker - sistema de bloqueio do diferencial pouco útil no dia a dia. Air bag e ABS são opcionais (kit HSD, R$ 2.300), assim como o revestimento parcial dos bancos em couro (R$ 1.150) - única a oferecer.
DESIGN
Hoggar, Saveiro e Strada têm visual interessante, cada uma com sua particularidade. A mais chamativa, que beira o exagero, é a Fiat. Apresenta muitos apliques plásticos para dar impressão de tamanho superior. A dianteira, com faróis de dupla parábola, ainda agrada, apesar de ser o projeto mais antigo entre as concorrentes. A traseira, por sua vez, peca com a lanterna falsa na tampa da caçamba.
A Volks é a mais bem resolvida em termos de visual. É bonita. Não abre mão das peças plásticas, que, ao contrário da Fiat, são mais discretas. A dianteira remete ao irmão Gol, mas por causa do para-choque redesenhado, parece ser um veículo maior. A lateral limpa, com o step side no estilo da Chevrolet Montana, chama atenção pela linha de cintura reta. A traseira arrebitada é sóbria, como deve ser a de uma picape pequena.
Conhece o 207 SW Escapade? Então, a Hoggar de mesmo sobrenome tem dianteira igual. Conjunto óptico avantajado é a marca registrada da picape, que traz para-choque com detalhes na cor cinza. A traseira tem lanternas diferenciadas - meio triangulares -, que invadem a lateral. É uma marca registrada da intrusa que agradou a alguns, mas fez outros torcerem o nariz.
Assim como a Saveiro, tem step side - que no caso da Peugeot serve também como renovador do ar da cabine.
Nesses primeiros rounds, Hoggar Escapade e Saveiro Cross deixaram a Strada Adventure um pouco para trás. Vamos ver o que essa batalha nos reserva.
Caçamba!
Picape que se preza tem caçamba boa! E, neste quesito, parece que a Hoggar Escapade supera a concorrência. Do mesmo comprimento que a Saveiro Cross (4,52 metros) e 7 centímetros maior que a Strada Adventure, a Peugeot leva a melhor por ter cabine simples. Assim, entrega a maior capacidade volumétrica do segmento, com 1.151 litros. No entanto, a capacidade de carga útil é a pior, podendo transportar 35 quilos a menos que a campeã Strada.
Ponto positivo novamente para a Hoggar quando analisado o espaço da caçamba. Por ter sistema de suspensão diferente do das rivais, a caixa de rodas é menos saliente, possibilitando o transporte de objetos maiores. Bela sacada!
Mas por terem cabine estendida, Saveiro e Strada têm suas vantagens. Atrás dos bancos, o espaço é bem mais generoso do que na Hoggar.
Na Adventure, um detalhe pode atrapalhar. O estepe, diferentemente das concorrentes, onde fica sob o carro, pode ser transportado na caçamba ou dentro da cabine, diminuindo bem o espaço.
CONFORTO
Chega de olhar. Vamos bisbilhotar. Entrar na Hoggar é como entrar em qualquer uma das outras versões da família 207. O acabamento é simplório. Plástico por todos os lados. Porém, nenhuma rebarba ou peças desencaixadas. Os ajustes de altura do banco e da direção ajudam a encontrar boa posição ao volante.
A Strada, por sua vez, volta a patinar. Apesar do revestimento parcial dos bancos em couro, os plásticos utilizados são de baixa qualidade, com rebarbas. A posição de dirigir é elevada e a única opção de regulagem é a de altura do volante.
Quando avaliada, a Saveiro Cross saltou aos olhos. É equilibrada. Plástico e tecido resultam em bom acabamento. A ergonomia é a melhor, graças aos ajuste de altura dos bancos e as regulagens de altura e profundidade da coluna de direção. É fácil se acomodar no Volks.
DESEMPENHO
Em termos de saúde, o motor 1.8 Flex da Strada empurra mais que o 1.6 16V Flex da Hoggar e o 1.6 8V Total Flex da Saveiro. Porém, a suspensão voltada para o conforto (macia) e a transmissão com engates não tão precisos tiram um pouco o gosto da pilotagem.
Já a Peugeot e a Volks têm comportamentos parecidíssimos. Com acerto de suspensão na medida correta (rígida) e câmbio justinho, o comportamento de ambas é igual ao dos melhores hatches. (Marcelo Monegato)
Números |
Fiat Strada Adventure Locker |
Peugeot Hoggar Escapade |
VolkswagenSaveiro Cross |
Motor |
1.8 8V Flex |
1.6 16V Flex |
1.6 8V Total Flex |
Potência |
112 cv (g) / 114 cv (a) a 5.500 rpm |
110 cv (g) / 113 cv (a) a 5.600 rpm |
101 cv (g) / 104 cv (a) a 5.250 rpm |
Torque |
17,8 mkgf (g) / 18,5 mkgf (a) a 2.800 rpm |
14,2 mkgf (g) / 15,5 mkgf (a) a 4.000 rpm |
15,4 mkgf (g) / 15,6 mkgf (a) a 2.500 rpm |
Velocidade máxima |
173 km/h (g) / 175 km/h (a) |
179 km/h (g / a) |
175 km/h (g) / 177 km/h (a) |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
11,3 s (g) / 11,1 s (a) |
11,9 s (g / a) |
11,4 s (g) / 11 s (a) |
Comprimento |
4,45 metros |
4,52 metros |
4,52 metros |
Altura |
1,64 metro |
1,52 metro |
1,50 metro |
Distância entre eixos |
2,75 metros |
2,74 metros |
2,75 metros |
Peso |
1.160 quilos |
1.216 quilos |
1.074 quilos |
Caçamba/capacidade de carga |
830 litros / 685 quilos |
1.151 litros / 650 quilos |
734 litros / 661 quilos |
Tanque |
58 litros |
55 litros |
55 litros |
Equipamentos |
Fiat Strada Adventure Locker |
Peugeot Hoggar Escapade |
Volkswagen Saveiro Cross |
Preço básico |
R$ 47.240 |
R$ 43.500 |
R$ 42.380 |
Air bag duplo |
Opcional (R$ 2.300) * |
Opcional (R$ 1.700) |
Opcional (R$ 2.030) * |
Ar-condicionado |
Série |
Série |
Opcional (R$ 2.880) |
Bancos revestidos de couro |
Opcionais (R$ 1.150) |
Não disponíveis |
Não disponíveis |
Capota marítima |
Opcional (R$ 650) |
Não disponível |
Série |
CD player com MP3 |
Opcional (R$ 951) |
Não disponível |
Opcional (R$ 990) |
Computador de bordo |
Série |
Não disponível |
Série |
Direção hidráulica |
Série |
Série |
Série |
Faróis de neblina |
Série |
Série |
Série |
Freios ABS |
Opcionais (R$ 2.300) * |
Não disponíveis |
Opcionais (R$ 2.030) * |
Janela traseira corrediça |
Série |
Série |
Série |
Pneus de uso misto |
Série (Pirelli 205/70 R15) |
Série (Pirelli 185/65 R15) |
Série (Pirelli 205/60 R15) |
Rodas de liga leve |
Série (15 polegadas) |
Série (15 polegadas) |
Série (15 polegadas) |
Sensor de estacionamento |
Não disponível |
Não disponível |
Série |
Tampa da caçamba removível |
Série |
Série |
Série |
Trio elétrico |
Série |
Série |
Série |
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