Nacional Titulo
Umidade do ar fica baixa em sete estados
Do Diário OnLine
07/10/2007 | 14:37
Compartilhar notícia


As altas temperaturas previstas para este domingo deixam sete estados do país em estado de atenção. Segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a baixa umidade do ar deve afetar algumas áreas do norte de São Paulo, o interior de Minas Gerais, o oeste da Bahia, algumas áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e o sul do Piauí.

 

Em algumas regiões os índices devem ficar em torno dos 20%. A tabela da OMS (Organização Mundial de Saúde) define números inferiores a 30% como preocupantes; taxas de 20% a 30% indicam estado de atenção; entre 12% e 20%, o número recomenda estado de alerta, e abaixo de 12%, alerta máximo.

Com os índices previstos para este fim de semana, é recomendável que a população das áreas atingidas beba bastante líquido e evite atividades físicas ao ar livre das 10h às 17h. O horário mais crítico é entre as 14h e as 16h, quando a umidade relativa do ar fica ainda mais baixa.

Os principais efeitos dos baixos índices de umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

Chuva - Já outras áreas de São Paulo podem ser afetadas por pancadas isoladas de chuva, devido à atuação de uma área de baixa pressão em alguns níveis da atmosfera associada às altas temperaturas e ao aumento de umidade.

Na região Sul do país uma frente fria mantém a umidade alta no Rio Grande do Sul, onde o dia deve ser nublado e com chuvas.

 Pancadas de chuvas também devem ocorrer em Santa Catarina, no Paraná, em partes da região Centro Oeste, no leste da Bahia e no Amazonas, Pará, Acre e Roraima.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;