Internacional Titulo
Retaliação deve começar em 48 horas, diz jornal inglês
Por Do Diário OnLine
30/09/2001 | 15:30
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos devem promover a primeira investida militar contra o Afeganistão nas próximas 48 horas. A informação é do jornal britânico The Observer, que na edição deste domingo conta que o plano de ataque já teria sido aprovado pelo presidente norte-americano George W. Bush e apoiado pelo primeiro ministro britânico, Tony Blair.

Segundo o The Observer, o ataque consistiria no lançamento de mísseis por aviões americanos e ingleses, com o objetivo de destruir 20 aeronaves da Força Aérea afegã, além de outros armamentos que a milícia religiosa Talibã, que controla 90% do país, possui.

Os primeiros e principais alvos seriam as bases militares do grupo terrorista Al-Qaeda, liderado por Osama Bin Laden. Os locais teriam sido localizados por forças de elite dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, que já estariam no território do Afeganistão desde os atentados contra Nova York e Washington, no último dia 11.

Um outro importante jornal inglês, The Guardian, também trouxe neste final de semana revelações sobre a retaliação norte-americana. De acordo com fontes americanas ouvidas pelo veículo, a operação militar contra o Afeganistão poderia começar ainda no domingo.

O The Observer, que cita fontes de Washington, do Paquistão e de Londres, afirma que existe um dossiê com informações sobre Osama Bin Laden e que teria sido elaborado pelo serviço secreto de um país árabe que teria “antigo interesse” pelo terrorista.

A informação parece se confirmar com as últimas declarações do premiê Tony Blair sobre o caso. Em entrevista à BBC neste domingo, ele afirmou que a Inglaterra tem “provas incontestáveis” sobre o envolvimento de Bin Laden nos ataques aos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;