Diarinho Titulo Internet
Navegando com segurança

Acessar a internet é divertido, mas precisa ter cuidado para
não cair em armadilhas que, às vezes, são difíceis de notar

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
05/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Chapeuzinho Vermelho andava sozinha quando encontrou um desconhecido que desejava fazer amizade. A menina não desconfiou de nada, afinal, o estranho garantia ser criança também. Sem se preocupar, ela revelou muitos segredos. Então, o tal amigo resolveu mostrar quem era de verdade. Passou a ameaçá-la, dizendo contar o que sabia se a garota não fizesse tudo o que ele mandasse. Essa Chapeuzinho não estava na floresta; navegava pela internet.

Histórias semelhantes estão longe dos contos de fadas; acontecem na vida real com muita frequência. Há quem imagine estar completamente seguro apenas por ficar na frente do computador, dentro de casa. Não é verdade. A internet não é mundo diferente do que vivemos. Parece com uma enorme praça pública, na qual ficamos expostos a coisas boas e ruins.

SEMPRE ACOMPANHADO - Da mesma forma que na infância a gente não pode andar sozinho na rua, o mesmo acontece na web. Preocupada com a segurança na rede, a família de Bianca Silva de Oliveira, 10 anos, de Diadema, colocou o computador na sala, onde os adultos podem observá-la. A menina, que curte joguinhos on-line, não se incomoda. "Sei que não devo conversar com estranhos nem entrar em sites que não são permitidos para minha idade."

No lar de Altamir Messias de Lima Neto, 10, de Diadema, também existem normas. Navegar na net só com a presença de adulto e nada de ficar muito tempo no computador. Além disso, basta aprontar alguma travessura para ficar sem a máquina e o videogame como castigo. "Tem regras para a gente não fazer nada de errado ou perigoso", diz.

Tiago Souza Bussula, 7, de Mauá, tem facilidade em lidar com tecnologia. Antes mesmo de ler e escrever já conseguia ligar o PC e entrar na web. No entanto, sabe que há limites. "Acho bom que os meus pais olhem. Tenho medo de acessar algum site errado."

 

Saiba mais

O Dia da Internet Segura é comemorado nesta terça (7). A iniciativa surgiu na Europa, em 2003, com o objetivo de mostrar aos internautas que é preciso usar a rede com segurança e responsabilidade. Neste ano, 70 países vão participar do evento.

No www.diadainternetsegura.org.br você confere as novidades sobre o Dia da Internet Segura. Há ainda joguinhos que mostram como usar a rede de modo bacana.

Pesquisa publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2011, mostra que dois em cada dez pais ou responsáveis - por crianças entre 5 e 9 anos - não controlam ou colocam regras para o uso da internet em casa.

Segundo o estudo, 25% dos internautas, entre 5 e 9 anos, já sentiram medo ou algum tipo de perigo na rede; 6% já sofreram ciberbullying e 12% afirmam que conheceram alguém pela web.

Privacidade nem sempre é palavrinha fácil de entender; está relacionada à nossa vida particular, íntima. No entanto, às vezes nos esquecemos de que é preciso atenção e cuidado para preservá-la na internet.

O Brasil tem cerca de 60 milhões de internautas, mas esse número não para de crescer. Em 2011, a Organização das Nações Unidas declarou que a internet é direito humano.

Os joguinhos on-line são a principal atividade realizada pelo público infantil. Em seguida, vem a pesquisa para trabalhos escolares e o acesso a sites que têm desenhos. Apesar de não ser indicado, cerca de três em cada dez internautas com menos de 10 anos usam redes sociais.

Em geral, os adultos controlam mais o acesso à internet das meninas. Entretanto, os perigos ameaçam garotos e garotas da mesma forma. No www.safernet.org.br/cartilha você encontra dicas sobre como navegar na web em segurança.

Consultoria de Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da SaferNet Brasil, e Juliano Cappi, gerente de pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;