Automóveis Titulo Impressões ao dirigir
Economy, opção verde do Uno
Sueli Osório
do Diário do Grande ABC
02/11/2011 | 07:00
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Marina Brandão/DGABC


O Fiat Uno ganhou recentemente mais uma versão, batizada de Economy. Com preço de R$ 28.120 com carroceria de duas portas e de R$ 29.950 com quatro portas, a proposta é interessante. Com base na mecânica do modelo Attractive 1.4, a montadora buscou elevar o patamar de economia.

O motor 1.4 Evo traz plataforma moderna. Usa coletor de admissão de plástico - que melhora as trocas térmicas e a eficiência de entrada do ar -, bloco do motor com circulação de água que usa a mesma tecnologia dos motores turbinados T-Jet, que garante arrefecimento uniforme em todos os cilindros, e variador de fase no comando de válvulas com tecnologia que melhora os índices de torque e dirigibilidade.

No Economy, a central eletrônica Magneti Marelli 7G do motor 1.4 Evo recebeu outra calibração. Vale lembrar que, em motores modernos, o comando da aceleração imposto pelo condutor no pedal é interpretado pela central eletrônica que, por meio de cálculos matemáticos e programações, determina resposta alinhada à exigência do motorista no momento em que pressionou o acelerador.

Toda vez que o carro está em desaceleração, com marcha engatada, o gerenciamento do motor corta a injeção de combustível. O Uno Economy segue estratégia mais rápida deste corte de combustível. Ou seja, no anda e para das grandes cidades, a nova calibração do cut-off do motor garante corte de combustível nas desacelerações de maneira mais eficiente, segundo a Fiat.

O modelo traz ainda novas relações de marchas visando menor rotação do motor, mais economia de combustível e menos ruído interno. No câmbio, a principal diferença do Uno Economy, em relação ao Attractive, é a adoção de coroa e pinhão novos, determinando relação de diferencial 9% mais longa. Para manter a agilidade da versão, o Economy adota a relação de quinta marcha do Uno Sporting, mais curta.

Segundo a montadora, a nova calibração do motor, aliada à relação mais longa do diferencial, já garantiu redução significativa no consumo. A engenharia trabalhou também no conjunto de rodagem, visando obter menor consumo de energia do motor com o carro em velocidade. Para tanto, nova pressão de pneus foi adotada, passando de 28 libras do Attractive para 35 libras. Molas e amortecedores foram recalibrados para oferecer o mesmo nível de conforto e estabilidade. Aproveitando a troca das molas, a versão teve a altura em relação ao solo reduzida em dez milímetros.

 

Condução é agradável

Ao guiar o Uno Economy, avaliado na carroceria de quatro portas, as alterações feitas pela Fiat visando a economia de combustível não são tão perceptíveis ao motorista.

É fato que o modelo tem o mesmo desempenho da versão Attractive. Não sentimos perda de força ao volante. A manobrabilidade e o acerto da suspensão também agradam.

Por estar dirigindo versão que carrega no próprio nome a proposta de ser mais econômica, o motorista acaba sendo naturalmente induzido a ficar de olho no econômetro, que indica no painel se o condutor está guiando de maneira econômica - o ponteiro fica na área verde quando isso ocorre.

Para manter o aspecto de modelo amigo do meio ambiente, é identificado por logotipo com fundo verde. Por fora, traz para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rodas aro 14" e pneus 175/65 com baixa resistência à rolagem, além de revestimento externo na coluna central das portas. A versão pode ser equipada com o kit de personalização externa Ecology, que custa R$ 210, composto por adesivos e faixas.

 

VW Amarok ganha mais equipamentos

Já está disponível nas concessionárias a linha 2012 da picape média Volkswagen Amarok. A versão Highline passou a contar com novos equipamentos de série, além de acrescentar o rádio RNS 315 com sistema de navegação à lista de opcionais.

A Amarok está disponível em quatro versões: 122 cv, Trendline, Highline e SE, todas com cabine dupla. Os preços partem de R$ 90.890 para a versão de entrada, com tração 4x2, e vão até R$ 123.990 para a topo de linha.

Entre as novidades presentes na linha 2012 destaca-se o sensor ultrassom para o sistema de alarme, oferecido de série na Trendline e na Highline e como opcional para a Amarok de 122 cv.

A opção Highline passa a incorporar de série o volante multifuncional, oferecido na Trendline como opcional, juntamente com o rádio RNS 315. O rádio RCD 510, equipamento de série da Highline, agora conta com sistema bluetooth para conexão de telefone celular, com microfone posicionado no console do teto e acionamento por meio de teclas ou comandos no volante. A discagem pode ser feita por comando de voz, pelo teclado do telefone ou no próprio rádio.

Até o fim do mês, está prevista a chegada da cabine simples, que será mais voltada para o trabalho. E ainda no primeiro trimestre de 2012 o modelo ganhará opção de câmbio automático.

 




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