Cultura & Lazer Titulo
Fazer pagamentos? É só apontar o celular
Por Guilherme Yoshida
Do Diário do Grande ABC
13/06/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Câmera fotográfica, tocador de MP3, televisão, jogos, telefone IP, rádio e localizador. O celular já conta com todos estes recursos, então, o que esperar mais dele?

Pagar conta. O uso do telefone móvel como forma de pagamento entrou definitivamente na mira das operadoras de telefonia móvel, bancos, administradoras de cartões, empresas de internet e varejistas em geral.

No Brasil, além de alguns sites de comércio eletrônico, há diversos estabelecimentos como restaurantes, postos de gasolina e até padarias que já aceitam que o consumidor faça compras e pague usando o celular. “Acreditamos neste modelo de negócios. Sem dúvida, os telefones móveis são o presente e o futuro dos meios de pagamento”, afirma Ângelo Rizzi, gerente de mercado corporativo da TIM.

A operadora revela que a previsão para este ano é que haja 20 milhões de transações financeiras via celular e que a modalidade conta com um sistema bastante seguro.

“Agora o celular carrega serviços de internet banking (que os bancos oferecem via web). As autenticações podem ser realizadas fornecendo apenas o número do aparelho”, diz Rizzi.

Especialistas afirmam que a tecnologia utilizada nos pagamentos via celular funciona tanto em telefones pré quanto pós-pagos e que uma das vantagens mais importantes é o sigilo das informações referentes à compra, já que o usuário não divulga o número de cartão ou qualquer informação pessoal, apenas o número do celular.

“Hoje o telefone móvel está muito mais acessível do que um computador. A tendência natural é a convergência com serviços financeiros”, prevê Sérgio Goldstein, diretor de desenvolvimento de novos negócios da EverMobile, empresa que desenvolveu uma tecnologia pela qual o celular se transforma em um scaner de leitura de código de barras ao usar a câmera digital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;