Economia Titulo
Uso consciente de sacolas plásticas é alvo de institutos
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
13/10/2007 | 07:17
Compartilhar notícia


Com o apoio de grandes empresas do setor petroquímico, o INP (Instituto Nacional do Plástico) e o Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) lançaram um programa para, entre outros objetivos, conscientizar a população sobre a utilização responsável das sacolas plásticas.

A idéia é esclarecer que a sacola é reutilizável e 100% reciclável e divulgar pontos de coleta, para ampliar a reciclagem das embalagens. A iniciativa é considerada importante, já que na Capital, por exemplo, apenas 5,6% dos edifícios separam o lixo.

Recentemente a prefeitura paulistana iniciou campanha para substituir o uso de sacolas plásticas nos supermercados por sacolas de pano, com o mote da preservação ambiental.

Para o presidente do Siresp (Sindicato das Indústrias de Resinas Plásticas) e da Suzano Petroquímica, José Ricardo Roriz Coelho, o debate sobre o tema tem de ser feito.

No entanto, ele pondera que se não houvesse embalagens feitas de plástico que armazenam alimentos enviados pelos produtores ao varejo, haveria muito mais lixo nos aterros.

O programa do INP também busca assegurar a produção de sacolas com qualidade comprovada (para que não arrebentem), de acordo com a auto-regulamentação aprovada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;