Internacional Titulo
Talibã perde apoio dos Emirados Árabes
Do Diário OnLine
Com Agências
22/09/2001 | 13:48
Compartilhar notícia


O regime extremista islâmico Talibã, que controla 90% do Afeganistão, está cada vez mais isolado. Os Emirados Árabes Unidos romperam, neste sábado, os laços diplomáticos que mantinham com os afegães e deram um ultimato para que os soldados talibãs abandonem em 24 horas os postos que ocupam em território dos Emirados. Assim, o Talibã passa a contar com apenas duas nações que ainda reconhecem sua soberania no Afeganistão e mantém relações diplomáticas com o grupo: o Paquistão e a Arábia Saudita.

O fim das relações entre os Emirados e o Afeganistão só aumenta a pressão diplomática internacional que os Estados Unidos estão impondo ao Talibã para a entrega do terrorista Osama Bin Laden. Ele é apontado, pelos EUA, como o principal suspeito de comandar os ataques terroristas ocorridos semana passada contra Nova York e Washington.

O porta-voz do Talibã Abdul Hai Mutmaeen afirmou à agência de notícias France Presse que os Estados Unidos descartaram qualquer hipótese de diálogo e se preparam cada vez mais para uma resposta armada. Mutmaeen disse que o presidente norte-americano, George W. Bush, 'não deixa outra opção ao Talibã' a não ser a de preparar-se também para a guerra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;