Internacional Titulo
Itália comemora chegada de Clementina Cantoni
Da AFP
10/06/2005 | 17:35
Compartilhar notícia


A voluntária italiana Clementina Cantoni, libertada na quinta-feira em Cabul, depois de 25 dias seqüestrada, foi recebida nesta sexta-feira, em Roma, pelas autoridades. Fontes anônimas dizem que Cantoni foi trocada por uma prisioneira afegã, mas a informação não pôde ser confirmada.

A voluntária italiana chegou a Roma às 17h36 (horário local) a bordo de um avião oficial italiano, junto com alguns parentes que a acompanharam em sua viagem de regresso. A jovem voluntária foi recebida pelo chefe de governo, Silvio Berlusconi, e pelo prefeito de Roma, Walter Veltroni. Nas próximas horas, deverá partir para Milão, no norte, onde haverá uma festa para comemorar sua volta.

Cantoni, de 32 anos, que até agora não deu declarações públicas, foi libertada graças a um complexo mecanismo de negociação que envolveu vários chefes tribais da província de Logar, suposto lugar de origem do seqüestrador, chefe de um grupo criminoso.

O seqüestrador de Clementina, um homem que se apresentava com o nome de Timur Shah, ameaçou executá-la. Ele exigiu a libertação de sua própria mãe, presa por cumplicidade em vários seqüestros, em troca da libertação da voluntária. "Sim, libertaram a mãe. O governo afegão queria libertá-la antes, mas teve dificuldades para organizar a troca", declarou em Cabul um importante dirigente do governo.

A imprensa italiana assegura que a libertação foi obtida graças à troca. Por isso, a mãe de Timur Shah foi solta na quarta-feira, véspera da libertação de Clementina. "Graças a todos tudo acabou bem", declarou Clementina Cantoni aos jornalistas que a esperavam na pista do aeroporto e completou dizendo "Fui bem tratada. Mas não posso deixar de pensar nas pessoas que ainda estão seqüestradas".

A jovem foi capturada por quatro homens armados no dia 16 de maio, em Cabul, quando circulava com seu chofer e outra mulher, uma canadense. Segundo fontes judiciais, Cantoni contou que havia de quatro a seis seqüestradores, incluindo uma mulher, e que só foi transportada uma única vez, para um lugar não muito longe de onde se encontrava, supostamente nas cercanias de Cabul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;