Economia Titulo Suco de laranja
Brasil e Estados Unidos avançam em acordo
Por Da Agência Brasil
19/07/2010 | 07:51
Compartilhar notícia


O Brasil e os Estados Unidos concluíram mais uma etapa de negociações na OMC (Organização Mundial de Comércio) sobre a reclamação brasileira contra a sobretaxa norte-americana no suco de laranja.

A queixa do Brasil contou com o apoio de Argentina, União Européia, Japão, Coréia do Sul, Tailândia, Taiwan e México. Mas esta etapa de negociações ainda não é a final. As negociações foram concluídas sexta-feira.

Para os negociadores do governo brasileiro, os norte-americanos distorcem o cálculo feito para identificação do dumping. O Brasil questiona a utilização, pelos Estados Unidos, da prática do "zeramento" (zeroing) nas revisões administrativas das referidas medidas antidumping - com isso os norte-americanos excluem da margem de dumping as transações com preços de exportação superiores aos valores de venda no mercado interno do país exportador.

A última audiência durou dois dias. Segundo o Itamaraty, o País mostrou nas negociações que a prática de "zeramento" é incompatível com os diversos dispositivos do Acordo Antidumping da OMC e do Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;