Política Titulo Santo André
Ex-mulher de Celso Daniel integra governo Grana
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
15/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-mulher do prefeito petista Celso Daniel (morto em 2002), Ivone Santana foi nomeada no fim de semana pelo chefe do Executivo de Santo André, Carlos Grana (PT), para ocupar o cargo de coordenadora de programas na Secretaria de Educação. Por convite do petista, a socióloga, de 48 anos, ficará no posto de comando da Sabina Escola Parque do Conhecimento, equipamento público municipal que sofrerá mudanças conceituais numa reforma em formulação pelo governo.

Militante do PT local, Ivone participou da campanha de Grana no ano passado. O prefeito firmou o convite publicamente para a ex-mulher de Celso em evento na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, realizado em dezembro. "O Grana conversou comigo (na ocasião do ato) e perguntou se eu gostaria de fazer parte da gestão. Não iria se fosse só emprego formal, mas ele me falou que eu poderia dar contribuição efetiva", analisou.

Ivone tende a exercer o papel na área a partir de quarta-feira. Por outro lado, aguarda reforma orquestrada por Grana para integrar nova função na Sabina, com status diferenciado. O núcleo duro do governo estuda alterar o perfil do equipamento, tornando-o parte do planejamento pedagógico da rede de ensino. A modificação prevê retirar o conceito de museu de visitação para espaço usual da grade, o que justificaria uso dos 25% da arrecadação na Educação.

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) não considera gasto na Sabina - aberta em 2007 - como investimento na Educação ao avaliá-la com aspecto cultural e recreativo, fato que negativa contas do Paço.

A petista já ocupou a chefia de Gabinete entre 1989 e 1992 na primeira gestão de Celso. Fez assessoria para questões regionais para Vanderlei Siraque (PT, então deputado estadual) e Professor Luizinho (PT, ex-deputado federal). Desde 2010, atuava na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Ela é diretora da Escola de Governo, ONG para qualificação de servidores, idealizada pelo então prefeito, hoje desativada.

Ela manteve relacionamento afetivo com Celso durante seis anos e era sua companheira quando ele foi morto. Ivone também é ex-mulher de Michel Mindrisz, que comandou a Secretaria da Saúde de Santo André nos governos de Celso e Avamileno.

 

Outras nomeações

Dando continuidade à abertura do governo, Grana assinou portaria que nomeia Antônio Renan Arrais, presidente do PCdoB municipal, como adjunto da Secretaria de Administração e Modernização. Além disso, oficializou a ex-jogadora de basquete Marta Sobral na diretoria do departamento de Lazer e Recreação. Ela será secretária de Esportes, só que permanecerá no cargo até a reforma administrativa ser aprovava na Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;