Cíntia Bortotto Titulo
Trabalhar em Equipe
Por Andréa Ciaffone
23/12/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


Esta é uma pergunta que sempre ouço: “Afinal, quais são as competências mais valorizadas pelo mercado hoje em dia?” Para mim, saber trabalhar em equipe é fundamental.
Com quadros mais enxutos em termos de pessoal e com áreas mais interconectadas, seja por atividades, seja por projetos, as pessoas precisam saber trabalhar bem conjuntamente e uma das consequências mais importantes desta conquista é que você tem resultados melhores em termos de produtividade, inovação e clima organizacional. O fato de desenvolver esta competência pode ajudá-lo a entender seus pontos fortes e não encarar suas limitações ou oportunidades de desenvolvimento como algo que o deprecie. Você ter a capacidade de reconhecer que o outro tem algo melhor e que pode ajudá-lo, contribui, através da humildade, a valorizar o outro e o trabalho em equipe, sem ter que se desvalorizar. Reconhecer o outro e obter trabalho melhor por esta atitude trazem resultados, satisfação e, de alguma forma, vai desenvolvendo a maturidade.
Para o colaborador enumero as vantagens de trabalhar bem em equipe:
Você aprende com os outros, pois não trabalha sozinho;
– Aprende que nem sempre tem de ter resposta para tudo e que sua resposta pode ficar mais completa com outro olhar;
– A criatividade e a inovação ficam favorecidos;
– Trabalha-se em um ambiente com o clima mais agradável;
– A soma de todas as partes, em geral, dá para a empresa muito mais que uma adição, já que há troca e construção conjunta, o que é impossível de se fazer sozinho.
Estimule seus colaboradores! Seguem dicas!
– Reconheça na equipe o que cada integrante tem de bom;
– Estimule que um peça ajuda ao outro quando se tem um projeto importante para ser entregue, mesmo que não seja pessoa corresponsável pelo projeto, se ela tem a competência para ajudar, pode colaborar;
– Diminua os ‘feudos’ou territórios; mostre que todos podem aprender uns com os outros independentemente de idade, experiência ou formação, podemos aprender com os mais simples, basta termos abertura para isso;
– Dê o exemplo, trabalhe bem com seus pares, valorizando-os e mostrando respeito;
– Reconheça quando um trabalho em equipe deu certo;
– Crie metas grupais ou da equipe e não individuais;
– Esteja atento aos sinais da equipe e resolva eventuais conflitos, não procrastine, resolva-os se surgirem, através de feedbacks genuínos e verdadeiros.
Esta é época do ano para repensamos nossa vida e, por que não, nossa carreira. Acredito que esta é competência cada vez mais valorizada, utilize-a em 2014 a seu favor! Para finalizar, gostaria de desejar a todos os meus leitores um Natal perfeito. Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;