Internacional Titulo
Schwarzenegger assume governo da Califórnia nesta 2ª
Por Da AFP
17/11/2003 | 13:00
Compartilhar notícia


O astro de Hollywood Arnold Schwarzenegger assume nesta segunda-feira o governo da Califórnia, em uma cerimônia que atrai atenção de todo o mundo. Diante de 7,5 mil convidados e 600 jornalistas, o dublê de ator e político presta juramento às 11h locais (17h em Brasília), em Sacramento, como o 38º. governador da quinta economia mundial.

Apesar do ator republicano ter se inclinado por uma modesta cerimônia, ninguém quer perder nenhum detalhe do evento, que levará um astro de Hollywood, de origem austríaca e com apenas três meses de experiência política, ao comando do Estado mais povoado dos Estados Unidos.

"O evento será simples, mas digno", afirmou Martin Wilson, que lidera o comitê organizador da cerimônia. "Elaboramos um programa que reflete os requerimentos do governador eleito e é representativo da situação que atravessa o grande Estado da Califórnia", acrescentou.

Um exército de jornalistas de todas as partes do mundo se reuniu nessa cidade de 407 mil habitantes, 120 quilômetros a nordeste de São Francisco, para não perder a "transformação" de Schwarzenegger, que venceu as eleições extraordinárias de 7 de outubro passado, convocadas para decidir a destituição do então governador democrata Gray Davis e designar-lhe um substituto.

"Este será um evento incrível, supercoberto pela mídia, parecido com uma posse presidencial", afirmou Sean Walsh, porta-voz de Schwarzenegger. "De qualquer maneira, não se trata de uma festa hollywoodiana e sim de uma cerimônia de posse de um homem que quer solucionar os problemas do Estado", acrescentou, insistindo que as circunstâncias não estão para grandes celebrações.

Há apenas dois dias, Donna Arduin, diretora financeira do gabinete de Schwarzenegger, advertiu que o ator herdará uma dívida de US$ 24,8 bilhões do governo anterior. Mas, com a presença de celebridades e empresários que darão seu brilho à cerimônia, pelo menos hoje os problemas do Estado passarão para um segundo plano.

Além do ator Rob Lowe (do seriado político "The West Wing") e da atriz Vanessa Williams, que cantará o hino americano, estão convidados para a festa os parentes de sua esposa, a jornalista Maria Shriver, do clã Kennedy.

A cerimônia durará 45 minutos. Depois de prometer obediência à Constituição estadual ante o secretário da Justiça, Ronald George, Schwarzenegger fará um discurso inaugural de dez minutos, nos quais antecipará algumas linhas de sua gestão. Em seguida, o proeminente rabino de Los Angeles Marvi Hier abençoará o novo governador.

Já empossado, Schwarzenegger receberá os legisladores estatais em um almoço e depois assistirá à outra cerimônia organizada pela Câmara do Comércio.

Para os empresários, serão servidos pratos mais sofisticados da cozinha austríaca, enquanto que com os legisladores da Califórnia se deleitará com uma cozinha mais familiar, mas também marcada pela origem germânica.

O ator garantiu que "colocará mãos à obra" desde o primeiro dia de trabalho e se dirigirá a seu novo gabinete, onde se preparará para sua primeira sessão no Congresso, convocada especialmente por ele para esta terça-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;